Pages

quinta-feira, 24 de julho de 2014

CEARÁ ELEIÇÃO 2014; A BRIGA PELO SENADO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 24, 2014   Sem Comentários


Mauro Filho (Pros), chama atenção o quão casado está o voto: 14%, como Camilo Santana.

Se a situação de Eunício é boa, com seus 44%, a de Tasso Jereissati (PSDB), com 58%, é ótima. A essa altura, também, pode representar principalmente o conhecimento do candidato. No caso de Mauro Filho (Pros), chama atenção o quão casado está o voto: 14%, como Camilo Santana.

Tasso está mais ou menos na mesma situação de largada em 2010. Na pesquisa Datafolha divulgada na segunda quinzena de julho, há quatro anos, ele tinha 59%. Porém, naquela ocasião, seus dois principais adversários (eram duas vagas em disputa) estavam melhores do que Mauro está hoje. Tanto Eunício quanto José Pimentel (PT) tinham 24%.

E com um detalhe adicional: naquela campanha, havia um candidato a governador – Cid Gomes, que buscava a reeleição – muito forte desde o início e que puxava a chapa. Agora, os governistas terão de subir juntos. 

Ancorados, provavelmente, no impressionante desempenho de Dilma Rousseff (PT) no Estado. Ela tem 62% das intenções de voto, contra 10% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB).

Conjuntura estadual, neste início, bem mais favorável à presidente que em 2010. A essa altura da eleição passada, o Datafolha mostrava Dilma com 41% das intenções de voto entre os cearenses, contra 28% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (no PV à época).

FATOR REJEIÇÃO

Tão boa notícia para Eunício quanto a liderança folgada na pesquisa são os números da rejeição. O peemedebista tem o menor índice, enquanto o petista tem o maior. 

O que chega a ser até estranho, diante do desconhecimento do candidato. Há de se considerar que a rejeição é fator extremamente variável ao longo de uma campanha e derivativo da própria intenção de voto. Embora a pesquisa questione sobre em quem o eleitor “não votaria de jeito nenhum”, a história das pesquisas mostra que essa definição está longe de ser tão absoluta. 

Às vezes, reflete apenas desconhecimento mesmo. Porém, sem ser definitiva, a rejeição é um dos fatores cruciais para entender uma pesquisa. E o que o Ibope mostra é que Camilo enfrenta resistências consideráveis, enquanto Eunício tem caminho mais livre para continuar a avançar.Érico Firmo/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee