Nas eleições de 2026, os 22 deputados federais cearenses poderão ser representantes de 5 de todos os partidos aptos a
apresentarem candidatos para a Câmara dos Deputados.Nas eleições passadas, em 2022, os atuais representantes cearenses naquela Casa do Congresso Nacional, foram eleitos pelo PL (cinco), pelo PDT (cinco), pelo União Brasil (quatro), pelo PSD (três), pelo PT (três) e pelo MDB e PP, foram eleitos um em cada legenda.
O PL perdeu para o MDB o deputado Yuri do Paredão, que, ao que se sabe, até por uma questão de sobrevivência política, deixará esta agremiação, e o PP, por conta da Federação com o União Brasil, ficará sem um deputado federal, ao fim desta legislatura.
Eunício Oliveira, depois de acabar com o MDB cearense, uma agremiação que sempre foi pequena, mas desde a sua fundação, há 60 anos, nunca deixou de eleger deputado estadual e federal, pode se despedir da política disputando um mandato de senador da República, como prometem seus aliados no PT.
Eunício se elegeu em 2022 com 188.289 sufrágios. Sua vitória só foi possível por conta dos votos de candidatos chamados de “bucha), visto que não alcançou a votação mínima do Quociente Eleitoral, que era superior a 200 mil.
O MDB nacional está fazendo de tudo para que o deputado Yuri do Paredão concorra ao segundo mandato de deputado federal pelo MDB. Yuri foi eleito pelo PL com pouco mais de 90 mil votos. Onde está hoje não se reelege.
O MDB lhe deu uma Comissão Técnica da Câmara, a de Desenvolvimento Urbano, para que ele fique no partido. Ele (Yuri), sabe que por seus méritos, melhores que sejam, não teria chegado ao lugar que está na Câmara.
Ameaçado de perder o mandato também está o deputado André Figueiredo. Sem “bucha”, aqueles candidatos que são apresentados só para somarem votos de legenda, o PDT pode não alcançar os votos para eleger um só deputado federal, próximo de 250 mil.
André, em 2022, só conseguiu 111.886 votos, e foi eleito or conta do somatório dos votos de seus correligionários Bismarck Maia, Idilvan Alencar, Robério Monteiro, Mauro Filho, e os outros ficaram nas suplências.
O cenário atual projeta para a eleição de deputados federais representando o PL, num total de 5 0u 6 parlamentares, o PSB, idem, a Federação PP/União Brasil com 5, ficando o PSD e PT com a perspectiva de 3 parlamentares cada um. O Quociente Eleitoral em 2022 foi de 232.193 votos, pois foram contados 5.108.239 voto, somando os votos dados aos candidatos e os de legenda.
A projeção em relação a representação partidária na Assembleia Legislativa, a sair das eleições de 2026, será objeto de outra matéria.BLOG DO EDSON SILVA
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS-
Instagram: @radiopalhano_web
Youtube- @radiopalhanoweb
RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO,A PARTIR DAS 12;00 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.