Pages

sábado, 14 de janeiro de 2023

PROCESSO DE CAMILO SANTANA CONTRA O DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ FERNANDES,SERÁ APURADO NA ESFERA ESTADUAL

Por ipuemfoco   Postado  sábado, janeiro 14, 2023   Sem Comentários


Um parecer da promotora de Justiça Caroline Coutinho, do Ministério Público do Ceará (MPCE), indica que o processo

envolvendo o ministro Camilo Santana (PT) e o deputado federal eleito André Fernandes (PL) não entre nas regras de foro privilegiado e permaneça na Justiça estadual de primeiro grau. O posicionamento do MP, a qual a reportagem teve acesso, ainda deve ser analisado pela Justiça.

Enquanto isso, o processo segue na 1° Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, e não no Supremo Tribunal Federal (STF), mas pode ser enviado para o Juizado Especial Cível e Criminal, dependendo do entendimento do Juízo da Vara Criminal. 

A promotora sustenta que, apesar dos cargos ocupados pelas partes, o ato de Fernandes se deu em contexto desatrelado da função pública.

A manifestação diz respeito a queixa-crime ajuizada por Camilo contra Fernandes, por supostos crimes de calúnia e difamaçâo.

As queixas são relativas a vídeos publicados pelo parlamentar nas redes sociais, vinculando o ex-governador ao crime de roubo.

Além da dispensa do foro privilegiado, nesta caso, o MPCE se manifestou afirmando que o processo seja remetido ao Juizado Especial Criminal competente. "

No presente momento, portanto, não há como ser cravado um juízo decerteza sobre a existência dos crimes de calúnia e difamação que teriam sido praticadospelo querelado, restando indícios veementes da prática do crime de injúria.
CAROLINE RODRIGUES JUCA PROCESI COUTINHO
Promotora de Justiça Auxiliar – Respondendo

Conforme o parecer, não ficou configurado os crimes de calúnia e difamação, mas há indícios do crime de injúria. A pena máxima, nessa situação, não ultrapassaria os dois anos de reclusão, o que levou à representante do MP a solicitar o declínio da competência para o Juizado Especial.

A assessoria do deputado informou que ele ainda não tomou conhecimento do parecer por meio dos advogados e que ele só irá se manifestar quando for intimado oficialmente.

REDES SOCIAIS

O ministro da Educaçâo Camilo Santana usou, na ação, um vídeo em que André Fernandes aparece guardando um material de campanha em uma carteira com dinheiro com o seu rosto e de Lula (PT) e Elmano de Freitas (PT). Em seguida, o dinheiro desaparece. 

Para a defesa do petista, as imagens ultrapassam "em muito, o debate político, a liberdade de opinião constitucionalmente assegurada e a imunidade parlamentar".

Por isso, pede que o parlamentar seja convocado para o procedimento de apuração judicial e, em caso de condenação, que os valores oriundos de indenização por danos sofridos sejam destinados ao Instituto da Primeira Infância (Iprede).PONTO DO PODER

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee