Pages

sábado, 2 de julho de 2022

OS IMPACTOS DAS ESTRELAS NO PDT NAS ELEIÇÕES DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  sábado, julho 02, 2022   Sem Comentários



apelo da governadora Izolda Cela (PDT) para que aliados sejam ouvidos no debate de sucessão mostra o valor que

essas lideranças têm na força eleitoral do grupo que governa o Ceará desde 2007. Juntos, os partidos governistas de maior musculatura têm quase metade das prefeituras cearenses. O PDT, sozinho, administra 63 municípios.

"Não se faz nada sozinha", enfatizou a pedetista em publicação nas redes sociais na última quinta-feira (30). O grupo liderado por Cid e Ciro Gomes tem repetido extensas alianças nas disputas para o Executivo estadual – o que exige atenção redobrada e diálogo para não desagradar ninguém.

Na primeira eleição do grupo, em 2016, nove siglas integravam a coligação. No último pleito, em 2018, a quantidade de legendas chegou a 16, sob a liderança de Camilo Santana, que buscava a reeleição.

Nas redes sociais, na última quinta-feira (30), a governadora escreveu ainda que "partidos aliados ao PDT no Estado, como PT, PSD, MDB, PP, PSB, PCdoB, PV e tantos outros parceiros, devem ser ouvidos de forma a contribuir com o processo".

Dirigentes pedetistas, porém, defendem que o nome deve ser escolhido pelo partido, e só assim apresentado aos aliados. Há, no entanto, insatisfações públicas sobre o "isolamento" da decisão.

Para se ter uma ideia da força desses partidos no Estado, PT, PSD, PP e MDB, juntos, detêm 89 das 184 prefeituras cearenses. Dirigentes do PT falam publicamente na preferência por Izolda Cela em vez do ex-prefeito Roberto Cláudio.

Nos bastidores, PP também prefere a governadora. Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará, já declarou veto ao ex-prefeito de Fortaleza. Enquanto isso, o pré-candidato da oposição, Capitão Wagner (União Brasil), flerta com o PSD — chegando a sugerir a vaga de vice ao ex-vice-governador Domingos Filho.

A professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará, Monalisa Torres, explica que "é difícil manter uma coalizão partidária em um momento de transição de mandato" – como é o encerramento do ciclo Camilo Santana depois de quase oito anos.

De acordo com a pesquisadora, com a possibilidade de mudança na sucessão estadual – já que não há a garantia da candidatura da governadora —, "os grupos tendem a disputar esse espaço de querer dar voz" às decisões.

"E, claro, eles vão fazendo o jogo deles, montando as estratégias e tentam disputar quem tem mais capacidade para compor a chapa majoritária", complementa. O próprio Zezinho Albuquerque chegou a lançar pré-candidatura governista em paralelo às discussões no PDT.

Quantidade de prefeituras no Ceará

  • PSD: 30
  • PT: 28
  • MDB: 13
  • PP: 10
  • PSB: 8

Força na Assembleia Legislativa

  • PT: 7
  • MDB: 6
  • PSD: 3
  • PP: 3

Juntos, PT, MDB, PSD e PP têm 19 deputados estaduais na Assembleia Legislativa. É quase a metade da quantidade total das cadeiras do Parlamento estadual (46). Não apenas para a disputa nas urnas, mas a governabilidade se mostra crucial para estimular o diálogo com essas legendas.

Tanto Cid Gomes quanto Camilo Santana tiveram forte base no Parlamento para aprovar matérias de todas as vertentes. O rito se repete inclusive na Prefeitura de Fortaleza.

ROMPIMENTO?

É nesse momento da disputa por espaços que surgem as primeiras divergências e insatisfações de bastidores. O PSD, de Domingos Filho, cobra publicamente a vaga de vice.

Ao Diário do Nordeste, o ex-vice-governador já demonstrou como se sentiria caso o partido não fosse escolhido para compor a chapa governista.

"Não vejo nenhum argumento razoável que possa permitir que um partido da aliança, seja o PT seja o PDT, deva ficar com duas posições na chapa. Aliás, o que já foi enfaticamente definido sobre a orientação do senador Cid Gomes. Passaria a ser um processo de exclusão", disse Domingos logo depois de tomar conhecimento do "convite" de Capitão Wagner.

Embora integrando a base aliada de Izolda na Assembleia Legislativa, o MDB tem compromisso político com Camilo Santana. Eunício Oliveira é adversário de Cid e Ciro. Uma provável candidatura de Roberto Cláudio inviabilizaria uma aliança com o partido no Ceará.PONTO DO PODER

O PT teria uma reunião neste sábado (2) para definir a tática eleitoral, mas acabou adiando o encontro a pedido do ex-governador Camilo Santana. A indefinição do PDT tem evitado qualquer decisão dos petistas em relação aos rumos que a legenda vai tomar para outubro.

O presidente do partido, Antônio Filho – o Conin —, chegou a convidar o ex-senador Eunício para o encontro. Há possibilidade de que as duas legendas passem a condicionar a manutenção da aliança apenas se a candidata for Izolda. Camilo, no entanto, tenta evitar o distanciamento político do partido com o PDT.

INSATISFAÇÕES

Para Monalisa Torres, esse é um momento delicado e que exige atenção e articulações da base governista, já que a oposição, liderada por Capitão Wagner, está atenta às movimentações no Palácio da Abolição.

"Esse é o risco que o grupo governista pode sofrer nesse processo de letargia de escolha das candidaturas. Os Ferreira Gomes têm esse hábito de escoher tardiamente as candidaturas, mas o cenário (antigamente) era bastante diferente. Tínhamos um grupo organizado que tinha uma aliança muito bem consolidada com o Governo Federal e hoje temos uma conjuntura completamente diferente", reforça a professora.

Capitão Wagner já declarou que nutre conversas com PSD, MDB e PP. Ainda de acordo com Monalisa, "caso alguma dessas lideranças se sinta desprestigiada corre-se o risco de que essa liderança possa migrar para o grupo do Wagner que já mostrou que tem força, capital político, visibilidade, recall e que tem se mostrado um político extremamente habilidoso nessa tarefa de costurar alianças".

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee