Pages

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

IPU RECEBE IMPORTANTE REFORÇO NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 25, 2021   Sem Comentários

Localizado no pé da Serra da Ibiapaba e famoso pela bica que leva seu nome, o município de Ipu recebeu na manhã desta quarta-feira (24) importante reforço na segurança pública. 


A 52ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi instalada na cidade, que também recebeu uma central de videomonitoramento – a 51ª no estado – que vai auxiliar nas ações de combate à criminalidade. Presente na solenidade, o governador Camilo Santana reforçou o trabalho que o Governo do Ceará vem realizando para levar mais segurança a todas as regiões do estado.


“Sei que o trabalho na segurança pública não é fácil no Brasil inteiro, mas não temos medido esforços, feito investimentos e concursos públicos para garantir segurança para a população do Ceará”, disse o chefe do Executivo estadual, que esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sando Caron, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, e do prefeito municipal Robério Rufino. 

Com a nova base, Ipu vai ter um reforço no policiamento de 30 agentes de segurança, que terão à sua disposição dez motocicletas de alta cilindrada, uma viatura e 15 câmeras de monitoramento espalhadas pelas principais ruas e avenidas da cidade.


As equipes atuarão tanto na sede do município como nas localidades vizinhas. Camilo Santana explicou como o grupamento age em determinadas situações. 


“Geralmente um criminoso comete o crime em um carro ou uma moto, e quando a polícia passa com o carro ele (bandido) entra em um beco e às vezes o carro não dá para entrar. Portanto, nós temos aqui a moto que entra em qualquer beco para que possamos pegar esse bandido. Essa equipe é altamente treinada e esses homens estão armados com armas que vieram da Europa”, detalhou.


Robério Rufino reconheceu a parceria do Estado com os municípios nesse desafio. “O Governo tem trabalhado para dar a segurança que a população do Ceará necessita. Sabemos da dificuldades, mas o governador não tem medido esforços para nos ajudar. Nossos colegas aqui na região têm recebido esse compromisso e hoje estamos vivenciando essa realidade, que é uma parceria importantíssima para a gente estar dando segurança ao cidadão ipuense” disse o prefeito.

Confiança no trabalho

A chegada do grupamento ao município vai fazer com que moradores tenham mais tranquilidade para continuar com hábitos simples e prazerosos do cotidiano interiorano, como ficar conversando com a família e amigos na calçada. 


“Com certeza vai melhorar bastante a segurança. A gente estava se resguardando um pouco mais com receio, entrando em casa um pouco mais cedo. Mas, agora, a gente sabe que vai ficar melhor”, comentou a dona de casa Antônia de Maria, que reside na localidade de Timorante, cerca de sete quilômetros da sede de Ipu. A moradora foi prestigiar a chegada dos “raianos” à cidade.

O titular da SSPDS citou números que reforçam esse sentimento de segurança. “Mais de um terço de todas as armas retiradas das mãos de criminosos no estado são apreendidas em ações do Raio. Grande parte das prisões de destaque também vem sendo realizadas por esse grupo. Com a chegada desses 30 policiais, altamente treinados e especializados, teremos um grande reforço no combate ao crime”, pontuou Sandro Caron. Em 2021, o Ceará está conseguindo reduzir em quase 20% o número de homicídios, estando entre os quatro estados com melhor desempenho no Brasil, disse o secretário.

O empresário Adalto Pontes comemorou o reforço na segurança levado pelo Governo do Ceará. Segundo ele, o “formato inovador” do policiamento feito pelo CPRaio é fundamental no combate à violência. “A chegada do Raio em qualquer município é um sentimento de maior tranquilidade e segurança, não só para nós comerciantes e empresários, mas para a população. É um formato de afugentar o bandido que quer praticar o mal em nossa cidade. A gente que já acompanha o Raio em outras cidades, sabe que o grupo chegou no momento certo em Ipu”, enfatizou.

Agora, além da Capital, o CPRaio tem atuação em 13 bases na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 38 no Interior. São 2.598 policiais militares em atuação no grupamento, com auxílio de 1.663 motocicletas e 89 viaturas. Já o sistema de videomonitoramento passa a contar com 3.378 câmeras.

Ampliação

O grupamento foi criado em 2004 para atuar apenas em Fortaleza e com 16 policiais e oito motocicletas. Com o passar do tempo e a certeza da eficiência do modelo praticado, o Governo do Ceará decidiu ampliar o CPRaio e, já em 2015, levar o grupamento para outras localidads. Primeiro, foram instalados batalhões nas nove grandes regiões do estado. Em um outro momento, municípios com mais de 50 mil habitantes ganharam uma base do Comando. Agora, aqueles com mais de 30 mil populares já estão sendo beneficiados com o reforço. Mais 17 bases serão implantadas nos próximos meses pelo Governo do Ceará.

O CPRaio é, atualmente, a maior unidade policial motociclista do Brasil, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira. Ele destacou as características do grupamento. 

“A unidade tem característica de acessar áreas onde a viatura quatro rodas tem um acesso comprometido. Isso fortalece as ações de polícia ostensiva através das diversas abordagens que eles fazem durante o dia e noite”, disse o comandante.

Coronel Márcio explicou que os policiais são treinados para lidar em ocorrências de várias natureza. “É o que há de melhor em equipamentos, viaturas, motocicletas e armamento hoje no Brasil. Para se ter uma ideia, é uma motocicleta de mil cilindradas que está sendo colocada aqui para operar no reforço do Policiamento Ostensivo Geral”, informou o comandante-geral da PM. Somente em 2020, as unidades do CPRaio apreenderam 1.860 armas de fogo, correspondendo a 30,4% das 6.117 armas apreendidas em todo o Estado.FONTE. SITE DO GOVERNO DO ESTADO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee