Pages

sábado, 19 de setembro de 2020

NOVAS TURMAS DEVEM RETOMAR AULAS PRESENCIAIS A PARTIR DE 1º DE OUTUBRO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, setembro 19, 2020   Sem Comentários

O governador Camilo Santana atualizou o decreto que estabelece as regras de volta ao trabalho no Ceará na manhã deste sábado e determinou que algumas séries escolares retornam a partir do dia 1º de outubro. De acordo com ele, é mais uma etapa da "fase de transição" da retomada na educação. 

"A decisão que o comitê tomou é que vamos entrar em mais uma etapa. Valendo a partir do dia 1º de outubro, para que a gente possa se preparar, quando vamos estar autorizando as seguintes atividades educacionais presenciais: educação de jovens e adultos com 35% da capacidade, nono ano do ensino fundamental com 35%, 3ª série do ensino médio e educação profissionalizante com 35%, a educação infantil com 50% e o 1º e 2º do ensino fundamental com até 35%", determinou o governador.

A medida é exclusiva para a macrorregião de Fortaleza, segundo informou o Governo. Nas demais, a fase de transição tem início, com a autorização de aulas presenciais pelo ensino infantil em escolas privadas com 35% da capacidade total. 

Camilo lembrou ainda que a decisão de aderir à permissão dada pelo Estado cabe aos municípios e às instituições de ensino, as quais ainda devem oferecer a opção de ensino remoto aos estudantes.

Ele ainda informou que protocolos específicos para o funcionamento das escolas e testagens também serão realizadas até 1º de outubro para autorizar a retomada. Mas não detalhou como devem ocorrer.

A previsão, segundo o governador, é de que o decreto que traz detalhes da nova decisão seja publicado entre a noite deste sábado e o domingo, no Diário Oficial do Estado.

As demais séries seguem sendo avaliadas pelo comitê responsável pela retomada para terem as atividades presenciais autorizadas.

Classes presenciais liberadas na macrorregião de Fortaleza:

  • Educação profissionalizante, com 35% da capacidade total;
  • Educação de jovens e adultos, com 35% da capacidade total;
  • Educação infantil, com 50% da capacidade total;
  • 1º e 2º anos do ensino fundamental, com 35% da capacidade total;
  • 9º ano do ensino fundamental, com 35% da capacidade total;
  • 3ª série do ensino médio, com 35% da capacidade total;

"Isso só foi possível pelo acompanhamento diário dos profissionais de saúde, que têm se dedicado a salvar vidas, acolher as pessoas e cuidar dessa pandemia no Estado do Ceará", ressaltou.

Macrorregiões

Há um semana, o Governo do Ceará elevou todas as macrorregiões do Estado à fase 4, que permite abertura de quase todas as atividades produtivas. No entanto, os percentuais de capacidade e horários de funcionamento são diferentes, pois seguem um novo faseamento. Agora, a macrorregião do Cariri entra na segunda semana da fase 4.

A partir de 1º de outubro, as demais macrorregiões começam a fase de transição do ensino, com aulas presenciais do ensino infantil de escolas particulares liberadas com 35% da capacidade total.

Sem menção

Os bares, no entanto, não foram mencionados pelo governador. Desde o início da pandemia o setor segue sem permissão para retornar às atividades, apesar do apelo dos empresários e dos números de fechamentos e demissões apresentados.

"A pandemia ainda não acabou e cada um de nós temos a responsabilidade de cumprir os protolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias", finalizou Camilo.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee