Pages

quinta-feira, 18 de junho de 2020

SOBRAL;PESQUISA AVALIA IMPACTO DO CORONAVÍRUS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, junho 18, 2020   Sem Comentários


A partir desta quinta-feira (18), o município de Sobral, Região Norte, participa de uma pesquisa sobre a transmissão do Coronavírus. A cidade é a segunda com a maior quantidade de casos confirmados. 

Ao todo, 900 pessoas participarão da testagem e serão submetidas a testes rápidos e exames de biologia molecular, feitos a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

De acordo com o coordenador de Vigilância do Sistema de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral, Marcos Aguiar Ribeiro, os agentes irão atuar na área dos domicílios selecionados para a pesquisa. “A pesquisa está sendo articulada junto com os territórios da Estratégia Saúde da Família de Sobral, com vistas a garantir o pleno desenvolvimento, uma vez que as equipes têm vínculo estabelecido com as famílias e conhecem com densidade os territórios”, explica.

Todos os pesquisadores estarão identificados com crachá e entregarão aos participantes um termo de consentimento. Como medida de segurança, os profissionais contarão com Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e adotarão os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde.

O teste rápido revelará o resultado em 15 minutos. Já a amostra do exame de biologia molecular será encaminhada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), da rede estadual. Os pesquisadores irão aplicar, ainda, um questionário com informações sobre sexo, idade, escolaridade, condições de saúde e possíveis sintomas que o morador tenha sentido recentemente.

Com a pesquisa, será possível mensurar a letalidade da doença, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas de Covid-19.CNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee