Pages

quinta-feira, 28 de maio de 2020

RETORNO AO TRABALHO; ATIVIDADES COM GRANDES AGLOMERAÇÕES SÓ DEPOIS DE 20 DE JULHO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 28, 2020   Sem Comentários

Com a previsão de ser anunciado nesta quinta-feira, 28, pelo governador Camilo Santana, o plano para a retomada gradual dos setores econômicos do Ceará deve ter sua
última etapa no dia 20 de julho, data prevista para o retorno de atividades de grande aglomeração no Estado, aponta um documento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentando na quarta-feira, 27, aos associados. Vale destacar que o cronograma ainda pode sofrer alterações, dependendo da ampliação da curva de contágio da Covid-19.

Escolas, por exemplo, são consideradas atividades de grande aglomeração. Sobre o retorno dos colégios, o Estado já se manifestou por meio de nota: 

"O Governo do Ceará esclarece que o retorno às aulas presenciais, das escolas públicas e particulares, será definido por Decreto Estadual a ser divulgado posteriormente, com base nos estudos da equipe estadual de Saúde. Ressalta entretanto que as escolas devem estar na última fase da abertura devido ao caráter de alta aglomeração".

Bares e restaurantes

Na última terça-feira, 26, o governador do Estado já havia anunciado que o plano de retomada gradual teria início na próxima segunda-feira, 1º de junho, através de um período de transição de sete dias

Conforme o documento da Abrasel, serviços de alimentação fora do lar, como bares e restaurantes, porém, serão retomados no dia 22 de junho, antes da data prevista para as grandes aglomerações. "Segundo apresentado pelo Governo, restaurantes apenas poderiam funcionar com, no máximo, 15 mesas por vez", diz o demonstrativo interno da entidade.

Diretor executivo da Abrasel, Taiene Righetto elogiou o cronograma apresentado pelo Governo ao grupo de trabalho que está viabilizando os pontos do plano, mas destacou que, no caso dos restaurantes, a data prevista e as condições de retorno ainda não atendem a necessidades do setor. 

"Nosso pleito é retomar já na primeira fase (8 de junho), após a transição de sete dias, com horários reduzidos e medidas de segurança. Isso é necessário até mesmo para atender às pessoas que retornarão ao trabalho e que precisarão fazer suas refeições com segurança", comenta.

Outro ponto levantado pela Abrasel diz respeito à exigência de que os estabelecimentos funcionem, em um primeiro momento, com o limite de 15 mesas. Conforme Taiene, "a conta não fecha" neste caso. "Um bistrô com 15 mesas é lotação, já um restaurante de mil metros quadrados vai estar vazio e não compensa nem abrir. A nossa sugestão é de que a retomada seja com um limite de 50% da capacidade máxima", destaca o diretor da Associação.

Em nota, a Associação frisa que os trabalhadores "precisarão ter local de alimentação de forma segura, adequada e sem aglomerações, fato esse que só restaurantes podem oferecer". 

O presidente da Abrasel, Rodolphe Trindade, destaca, por exemplo, que outras cidades que reabriram parte a economia e não colocaram os restaurantes abertos para atender os trabalhadores tiveram problemas com aglomerações. 

"Em Porto Alegre e Belo Horizonte, os supermercados e padarias ficaram lotados, isso sem falar em aglomerações na rua, com pessoas vendendo quentinhas. Os trabalhadores merecem um lugar decente e com todos os cuidados para fazer suas refeições", argumenta.

Veja placa proposta pela Abrasel para a retomada gradual das atividades dos bares e restaurantes no Ceará
Foto: Reprodução
Veja placa proposta pela Abrasel para a retomada gradual das atividades dos bares e restaurantes no Ceará


Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados pelo jornal O Globo, o Ceará já tem, atualmente, a menor taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil, com índice de reprodução de 1,08, inclusive abaixo da média nacional, de 1,92. 
O cálculo para chegar a este índice leva em consideração a taxa de crescimento e a quantidade de pacientes recuperados e de casos ativos.
Veja a segunda parte da apresentação da Abrasel a seus associados

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee