Pages

sexta-feira, 29 de maio de 2020

PANDEMIA; SEMANA SERÁ DECISIVA PARA A TRANSIÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 29, 2020   Sem Comentários


A volta de 66,9 mil cearenses ao trabalho na próxima segunda-feira, 1º de junho, será fator decisório para o prosseguimento do processo de reabertura da economia no Ceará, planejada em quatro fases pelo Governo do Estado e setores. É o que avalia Flávio Ataliba, Secretário-executivo de Planejamento e Orçamento.


Os sete dias da chamada "fase de transição" foram estipulados para perceber o comportamento da população. 

"A capacidade que o documento tem de funcionar e irmos permitindo o funcionamento fase a fase vai depender muito do envolvimento de todos os empresários, consumidores e trabalhadores. Se todo mundo seguir direitinho os protocolos, evitando aglomerar, a gente tem uma grande possibilidade de ter um retomada bastante saudável e que possa realmente ajudar a economia cearense voltar a ter seu ritmo de crescimento", pontua Ataliba.

A prioridade continuará sendo a segurança sanitária, de acordo com o secretário. Na noite desta quinta-feira, 28, após o anúncio dos detalhes da possível retomada pelo governador Camilo Santana (PT), o governo divulgou regras que as atividades permitidas terão de seguir para voltar a funcionar. Os 13 protocolos, listados em 106 páginas, são de fiscalização, monitoramento e conscientização e seguem as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ceará ainda segue na ponta como o terceiro estado do País com mais infecções, com 37.821 casos confirmados e 2.733 mortes. 24.979 já se recuperaram da doença e segundo avaliação de dados de evolução de casos e óbitos e de internações, um pico de descendência foi registrado e permitiu que o plano fosse elaborado. 

De acordo com o governador Camilo Santana, a demanda de atendimento de pessoas sintomáticas para a doença nas Unidades de Pronto Atendimento em Fortaleza, epicentro da Covid-19 no Estado, caiu mais de 50%. A taxa de positividade de exames também caiu: passou de cerca de 80% para em torno de 50%.

Mas, segundo Flávio Ataliba ainda há cautela nas decisões envolvendo reabertura. 

"A gente tá com medo ainda porque a situação não está estabilizada. Não está totalmente confortável, mas entendemos também a necessidade das pessoas voltarem a trabalhar. O plano foi importante para ter algum tipo de prazo estabelecido e pensar num norte", afirma o secretário-executivo de planejamento do Ceará.
Aglomeração

Atividades aglomerativas, como escolas e empreendimentos como cinemas, foram colocadas nas últimas fases do plano justamente pelo cuidado com a evolução da reabertura. Alvo de polêmicas, o retorno de algumas séries de colégios particulares havido sido pedido por sindicato para o dia 17 de junho ao Governo, mas foi negada. "Não é do interesse do governo nesse momento", afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Shoppings, que estão previstos para terem lojas de comércio abertas, junto com o comércio de rua, na fase 1, a partir do dia 8 de junho. Segundo Ataliba, vários dos shoppings da Capital já entregam seus protocolos de reabertura e as indicações sairão nos decretos do Governo.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee