Pages

terça-feira, 14 de abril de 2020

MÉDICOS PREVEEM QUE BRASIL NÃO VOLTA AO ''NORMAL'' ANTES DE AGOSTO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 14, 2020   Sem Comentários



Já são quase 50 dias desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil. Entretanto, o combate à covid-19 está só no começo. 
Tanto o Ministério da Saúde quanto especialistas ouvidos pelo UOL esperam que a situação piore cada vez mais até o mês de junho, e as estimativas mais otimistas projetam a doença sob controle apenas em agosto. 

Há cerca de dez dias, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), projetou o retorno à normalidade "quem sabe em agosto". Já o governador Wilson Witzel (PSC), chegou a falar em preparação para "uma crise de seis meses" no Rio de Janeiro. 

Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) mudou de posição nas últimas semanase passou a falar em afrouxamento do isolamento social, mas seu secretário de Saúde avisou ontem que "não dá para pensar em vida normal antes de junho".

As datas podem não bater, mas a mensagem é clara: as coisas vão demorar para voltar ao normal. Conforme divulgou na semana passada, o Ministério da Saúde projeta a aceleração descontrolada da covid-19 durante o mês de maio, o que levaria a um pico de contaminação no início de junho. 

Duas semanas depois, começaria a diminuição dos casos. O número de mortos e infectados dependerá essencialmente do modelo de distanciamento social a ser adotado em todo o país, mas a pasta imagina que a duração do surto seja semelhante com ou sem quarentena ampliada.

"Em agosto ou setembro a gente deve estar voltando [à normalidade], desde que seja construída a imunidade de mais de 50% das pessoas", disse na ocasião Mandetta, que também é médico.

Especialistas ouvidos pelo UOL pensam em datas parecidas, mas pedem cuidado: projeções não são certezas. "[O declínio] pode ser junho mesmo, mas por enquanto é na base do 'achômetro'. A situação ainda não se desenhou completamente no Brasil", alerta o infectologista Marcos Boulos, da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo (SUCEN).

"A progressão da doença deve assumir um platô no mês de junho, e em seguida começar a entrar em declínio", reforça o também infectologista Jean Gorinchteyn, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. "O grande problema seria abrir as portas, relaxar a quarentena, porque neste caso muita gente ficaria doente e muita gente morreria nos próximos dois meses", adverte Gorinchteyn.

Boulos argumenta que a desigualdade social e a chegada da covid-19 às periferias das grandes cidades pode chacoalhar as previsões. "A gente pode torcer para que em junho comece a ficar tudo bem, vamos ver. Mas é só uma torcida neste momento."UOL



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee