Pages

domingo, 22 de março de 2020

VALIDADE DE RECEITAS É PRORROGADA POR UM ANO NO CEARÁ PARA EVITAR IDAS FREQUENTES A UNIDADES DE SAÚDE

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 22, 2020   Sem Comentários


Medida é uma forma de tentar conter o avanço da pandemia de coronavírus no estado, que tem 68 casos da Covid-19.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o doutor Cabeto, determinou a prorrogação da validade de receitas médicas em todo o estado, com intuito de evitar fluxo de pacientes em unidades de saúde diante da pandemia do coronavírus. 

A medida vale para prescrições médicas emitidas na rede pública ou privado.

A portaria com a determinação foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

O governo decretou estado de emergência na saúde pública no Ceará por causa do coronavírus. Até esta sexta, 68 casos da doença foram confirmados no estado, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa).

Como vai funcionar

Receitas emitidas para pessoas em tratamento de doenças crônicas, por exemplo, terão 12 meses de validade, desde que tenham a indicação de uso contínuo ou por período determinado. Com isso, os pacientes podem comprar medicamentos para doença com uma receita já emitida, desde que ela esteja dentro do prazo de validade. Ou seja, a prescrição precisa ter sido determinada entre março do ano passado e março deste ano.

No caso das receitas para medicamento de controle especial, que contenham indicação de uso contínuo ou período de tratamento superior a 30 dias, a validade será de seis meses a contar da data de emissão.

Remédios para dois meses

Em ambos os casos, os pacientes só podem comprar quantidades de medicamentos suficientes para até 60 dias de tratamento, caso haja disponibilidade na farmácia.

Se o paciente tiver mais de 60 anos, a recomendação é que pessoa que lhe represente vá comprar os medicamentos, desde que leve a receita e documento oficial com foto do paciente.G1


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee