Pages

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

É PRECISO DEMITIR O MAU FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 06, 2019   Sem Comentários


Demissão de servidores sempre foi possível, mas garantir estabilidade é importante para impedir que as vagas se tornem moeda política de troca.

Como já ficou claro, o governo pretende enfrentar alguns tabus ligados ao funcionalismo público. Historicamente, nunca houve momento político mais favorável a mudanças profundas, sejam justas ou não – basta ver a facilidade com que passou a reforma da Previdência. 



Nesse debate, a questão da estabilidade é a que aparece com maior destaque. Afinal, um funcionário público pode ser demitido ou não? Deve haver estabilidade para quem presta concurso?

Para haver alguma honestidade nessa conversa, é preciso, primeiramente, deixar claro que a demissão de concursados nunca foi proibida, sempre esteve prevista e várias vezes foi utilizada. Processos administrativos que terminam em exoneração não são incomuns – e as motivadas por corrupção e improbidade puxam a fila de motivos.

O que de fato incomoda a sociedade é a impressão de que o mau funcionário – aquele preguiçoso, incompetente, malcriado – jamais é punido. Essa imagem encontra amparo na realidade. Realmente, é difícil (para não dizer impossível) demitir um funcionário por questões de desempenho.

E é correto que assim seja. Toda avaliação subjetiva, que dependa de interpretação pessoal de um chefe ou superior, deve estar descartada – para que se proteja o funcionário de perseguições políticas ou motivadas por mesquinharias humanas. Concursos são feito exatamente para garantir impessoalidade e meritocracia na seleção. O patrão é o Estado, e não os governantes de ocasião.

Em enquete realizada na página do R7 no Facebook, 80% se coloca a favor o funcionário público poder ser demitido. Deveria ser 100%, partindo do pressuposto que o fez por merecer. Ser concursado não torna ninguém inimputável ou infalível. Mas o torna estável, para o bem de todos.

E é essa a discussão de fundo: querer para o servidor as mesmas regras trabalhistas do trabalhador da iniciativa privada é um equívoco, um convite para que as vagas se tornem moeda de troca nas mãos de políticos. Cabide de emprego, todos já ouvimos falar. Não é bom para ninguém.R7


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee