Pages

sábado, 28 de setembro de 2019

A REDE DE COMANDO DAS FACÇÕES

Por ipuemfoco   Postado  sábado, setembro 28, 2019   Sem Comentários



A atual onda de ataques no Ceará, pela primeira vez em mais de uma década, exige dos grupos criminosos novas formas de comunicação.

Durante muito tempo, as grandes ações eram ordenadas de dentro dos presídios. 

A desmoralização era do Estado, que prendia, mas não se mostrava capaz de impedir que os presos continuassem a comandar as ações. No primeiro mês de mandato, em 2015, o governador Camilo Santana (PT) reconhecia a situação. Desde a onda de ataques em janeiro, a situação mudou. 

Ainda existem celulares dentro das prisões, mas não é como antes. Então, segundo os investigadores, a ordem dos ataques a partir dos presídios é enviada principalmente por quem visita os detentos. Fundamentalmente, advogados e familiares.

Pela primeira vez testado após a longa onda de ataques de janeiro, o Estado demonstra alguns aprendizados. A resposta agora foi mais rápida e mais articulada. Em que pese o fato de as facções estarem menos organizadas.

A quebra dos canais de comunicação é passo fundamental. Desestrutura cadeias de comando. Torna as decisões mais lentas e tomadas por pessoas menos experientes no crime. Até janeiro, a coordenação das ações criminosas era monitorada em tempo real de dentro das prisões.

Há denúncias de abusos e violência contra os presos. Devem ser investigadas e os responsáveis devem ser punidos. Nada disso é tolerável num Estado de direito. E não é necessário. Há acertos da nova gestão prisional, ao obstruir comunicações, transferir líderes. 

O Estado precisa ser capaz de impedir que os presos continuem a cometer crimes dentro dos presídios. São outro exemplo de desmoralização as recorrentes operações que cumprem mandados de prisão por quem já está preso.

A desorganização das facções tem tido sucesso. Mas é preciso manter a vigilância, em particular com outro fenômeno que se dá a partir do isolamento dos antigos chefes: as sucessões no comando do tráfico e à frente das facções.ÉRICOIMO/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee