Pages

quinta-feira, 18 de abril de 2019

CEARÁ DEIXA DE TER ÁREAS DE SECA EXTREMA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 18, 2019   Sem Comentários


Dado é o mais recente e se refere ao mês de março. Em abril, a tendência é maior diminuição na gravidade de secas do Estado.
Após um começo de quadra chuvosa com precipitações intensas, o Ceará deixou de ter áreas consideradas de seca extrema em seu território. O monitoramento é feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), por institutos de meteorologia do Nordeste e de Minas Gerais. 

Em fevereiro, o Sul do Estado ainda tinha locais com seca extrema, representando 0,62% da área total. O apurado de março mostra que existem regiões do Ceará com secas consideradas graves, moderadas e fracas. E cerca de 51% do território não têm registro de secas.





Em comparação com março de 2018, o mesmo mês deste ano teve redução maior da gravidade das secas no CearáO meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) David Ferran explica que a oscilação dos locais de seca é cíclica. 
Em períodos chuvosos, como nos meses de fevereiro a maio, é gradativa a diminuição da severidade da seca no Estado. Depois desses meses, a tendência é que a gravidade da seca aumente. Segundo Ferran, isso não quer dizer que no decorrer do ano o Ceará volte necessariamente a ter grandes secas.
Em março de 2018, o monitoramento registrou seca extrema na região do médio Jaguaribe, com impactos de curto e de longo prazo em aspectos hidrológicos, ecológicos e na agricultura. Já com as chuvas de abril, esta zona passou a configurar o nível de seca grave, diminuindo a severidade. Ferran diz que a previsão é de que em abril os níveis de seca sofram ainda maior redução.

De acordo com os dados monitorados, houve recuo também nas áreas de secas graves, moderadas e fracas.

O Monitor de Secas explica que a diferença entre os níveis é baseada na gravidade dos impactos sofridos. Situação de pastagens, culturas e reservatórios de água são alguns dos critérios observados. O objetivo do projeto é entender as vulnerabilidades do Nordeste e ajudar no planejamento de respostas mais eficazes.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee