Pages

domingo, 17 de março de 2019

UBAJARA; EMPRESA RESPONSÁVEL PELA BARRAGEM É AUTUADA DESDE DE 2017

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 17, 2019   Sem Comentários


Erosão na barragem pode resultar em rompimento da estrutura. Local está embargado. Empresa proprietária não cumpre legislação sobre segurança de barragens.

A barragem sob risco de rompimento em Ubajara, na Serra da Ibiapaba, é da empresa Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba

A informação é Agência Nacional das Águas (ANA), que diz ter realizado interdição provisória da barragem na última quarta-feira, 13. Até a manhã deste domingo, mais de 250 famílias que moram ao longo do rio Jaburu já foram removidas.

Ainda conforme a ANA, a empresa vem sendo autuada desde 2017 para que entre em conformidade com leis da Política Nacional de Recursos Hídricos e Política Nacional de Segurança de Barragens. "Tendo em vista a situação de abandono da barragem e a inação do empreendedor foi emitido o embargo provisório".

A agência nacional diz ainda que "a penalidade tem como objetivo fazer com que a empresa adote medidas imediatas de segurança para minimizar os riscos de rompimento da estrutura". A nota informa que 15 famílias vivem na parte debaixo do terreno "e podem ser atingidas pelo rompimento da estrutura".

Segundo a ANA, na terça-feira, 12, técnicos da agência e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) "técnicos do órgão cearense e da ANA foram imediatamente ao local e verificaram uma erosão significativa no talude a montante (rio acima) da barragem, o que pode resultar no rompimento da estrutura". 

Por causa do risco, foi definida situação de emergência, que "acontece em caso de possíveis danos à integridade estrutural e operacional da barragem, à preservação de vidas, à saúde pública, à propriedade e ao meio ambiente".

Enquanto a interdição permanecer, a Agroserra não tem permissão de operar a barragem. Poderá retornar à rotina apenas quando a ANA concluir que a segurança da estrutura foi restabelecida. A agência é responsável pela fiscalização da segurança deste empreendimento segundo a Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). 

A ANA está no local atuando para redução dos riscos de ruptura da barragem. Acompanham a agência a Defesa Civil, as prefeituras locais, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh-CE), a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra-CE) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH-CE). 

O POVO Online tenta localizar os responsáveis pela Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee