Pages

domingo, 17 de março de 2019

REGIÕES DE UBAJARA SÃO EVACUADAS POR RISCO DE ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE AÇUDE GRANJEIRO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 17, 2019   Sem Comentários

População de Ubajara, na região da Ibiapaba, e moradores de cidades vizinhas estão se mobilizando para evacuar casas ao longo do leito do rio Jaburu.
Na noite deste sábado (16), comunidades rurais da região receberam ordem de evacuação do local diante do risco de rompimento da barragem do Rio Granjeiro.

De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, a medida preventiva foi adotada por causa da expansão do sangradouro da barragem, que é de propriedade particular. 


Segundo informações da região, os moradores serão levados para o Centro de Formação da Diocese e para o ginásio coberto. O sindicato dos servidores públicos municipais estará recebendo doação de alimentos e colchões que serão disponibilizados para essas famílias.

Na última quarta-feira (13), equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), com a Secretaria de Recursos Hídricos, com a Companhia Estadual de Gestão de Recursos Hídricos e com a prefeitura de Ubajara, realizaram serviços de contenção em açude daquele município que ameaçava se romper.

A CEDEC havia se deslocado à localidade de Betânia, entre os municípios de Ubajara e Ibiapina, para analisar a situação do açude Granjeiro.

Após os primeiros atendimentos no local, que havia sofrido as investidas de ondas provocadas por ventos fortes que vinham danificando o maciço, foi feito um muro de contenção no rio.


Comunicado oficial

Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito da cidade, Rene Vasconcelos informou que o Santuário possui infraestrutura básica de atendimento para receber as famílias. 


"Está chovendo nas cabeceiras do rio, e temos a necessidade de fazer a remoção das pessoas que estão à jusante do rio. O risco de rompimento é minimo, mas existe, e não podemos trabalhar com nenhuma possibilidade de risco, por isso estamos fazendo esse trabalho que é altamente preventivo".

Réguas foram instaladas para monitorar o nível da água contida na barragem, segundo o prefeito, e uma equipe deverá passar a noite em cima da barragem para realizar o monitoramento.

Ainda segundo o gestor, foram mobilizados policiais para fazer a segurança das casas e garantir que os moradores das regiões evacuadas tenham seus pertences protegidos. Renê informou, ainda, que os municípios de Ibiapina e Tianguá, que ficam próximos de Ubajara, disponibilizaram equipes de segurança, ambulâncias e transporte para ajudar a operação.
CNEWS/DN


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee