Pages

sábado, 23 de março de 2019

CIRO GOMES; "A PRISÃO DE TEMER NÃO DEVE SER COMEMORADA"

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 23, 2019   Sem Comentários


Mesmo sendo há anos um dos críticos mais ferrenhos do MDB, incluindo de Michel Temer, Ciro Gomes se posicionou contra a prisão do ex-presidente. 


Para o pedetista, a "aberração jurídica" tomada pelo juiz da Lava Jato Marcelo Bretas não se sustenta juridicamente nem deve ser comemorada. 

"O Brasil não pode comemorar a violação da lei, mesmo que seja para fazer aquilo que se alega ser justiça. O nome disso é justiçamento", definiu o ex-ministro em conversa com ÉPOCA, em Madri, onde palestrou na IE Business School, nesta sexta-feira 22. "A Lava Jato perdeu completamente o sentido", afirmou.

O terceiro colocado na última eleição presidencial não poupou críticas ao "lado bandido" do PT, como chama a direção atual de sigla e a quem atribui a responsabilidade pela vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Questionado se já havia perdoado Lula pelas dificuldades impostas por ele nas eleições do ano passado, Ciro disse que não se trata de "perdão ou mágoa". 

"Não tem essa história de mimimi, queixa ou mágoa. Entendam: eu também estou fazendo política. Eu não aceito mais conviver com o lado bandido do PT", desabafou.

Sobre uma possível candidatura em 2022, Ciro contou que o PDT pediu permissão, mas que teria de pensar "100, 1.000 vezes", pois dependerá "da condição prática" futura. Até lá, pretende seguir dando palestras em universidades e terminar um livro, que deverá trazer um diagnóstico atual do Brasil e apontar soluções. O lançamento está previsto para este ano e tem a população jovem como público alvo.

A prisão ex-presidente Michel Temer é justificada?

Se tem um brasileiro que acha que o Michel Temer merecia estar condenado e preso, sou eu. Não quero diminuir a militância de ninguém, mas, de fato, eu denuncio. Fui processado por ele e fui condenado, por essa fração estranha do Judiciário brasileiro, a indenizá-lo. Fui processado pelo Eduardo Cunha, que era parceiro e sócio dele. Estou cansado de saber desde o caso do porto de Santos que Temer é um corrupto sistemático. Virou presidente do PMDB [atual MDB] porque topou o serviço sujo de juntar dinheiro para pagar as contas dos colegas e tirar um pedaço para ele. Eu poderia estar comemorando essa prisão. Entretanto, minha consciência de cidadão e minha formação jurídica me obrigam a afirmar que esta prisão, feita como foi, viola a Constituição, porque a regra é a liberdade. O Brasil não pode comemorar a violação da lei, mesmo que seja para fazer aquilo que se alega ser justiça. O nome disso é justiçamento. Isso não se sustenta.

Acredita que ele ficará muito tempo preso?

Duvido. O que vai acontecer é que o ministro encarregado da revisão das providências da Lava Jato no Rio de Janeiro é o polêmico ministro Gilmar Mendes. Agora está com um novo pepino produzido pela turma da Lava Jato. Das duas uma: ou desperta a ira da opinião pública, que considera justa a prisão, e a desfaz, ou abandona a sua fama de bom jurista e sustenta essa aberração jurídica. Armaram para o Gilmar Mendes de uma forma bastante sofrida. Estou rindo para não chorar.

[Nota do editor: é provável que os recursos sejam julgados no STF pelo relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, devido ao fato de a operação que prendeu Michel Temer ter sido um desdobramento da Lava Jato em São Paulo]

A prisão reforça a ideia de que a Lava Jato não é seletiva, como critica o PT?

Isso eu já disse. Fica a "petezada" desfazendo a Lava Jato e esquece que o Eduardo Cunha está preso. O PT botou o Temer, e todos nós sabíamos [dos problemas]. Agora a Lava Jato, a pretexto de fazer a coisa na direção correta, comete erros muito graves. O Lula foi condenado em duas instâncias, e, ainda que seja estranho em um país com quatro graus de Jurisdição determinar a execução da pena na segunda instância, definitivamente não é o caso do Temer. Ele não foi condenado ainda, como deveria ter sido há 20 anos, em nenhuma instância. É muito constrangedor. A Lava Jato perdeu completamente o sentido.

Quais os impactos para o presidente Jair Bolsonaro?

Superficialmente, ele levou sorte, porque o que estava dominando a mídia era o fiasco vergonhoso da viagem aos Estados Unidos. Na ocasião, Bolsonaro entregou tudo para os americanos, nos campos real e simbólico. Uma vassalagem vergonhosa, apátrida, que nunca vi em 39 anos de vida pública. Depois, tivemos a notícia da brutal queda de popularidade, sem precedentes na história brasileira. Tudo foi abandonado no calor da notícia da prisão do Temer. Como consequência prática, a prisão prejudicará profundamente o ambiente institucional, em que se deve processar o debate das reformas. Devem ter ido para o ralo uns 80 votos do MDB e parceiros [às reformas], por cumplicidade. Se o Temer faz uma delação premiada, vai entregar uns 80 a quem ele deu dinheiro. E o confronto direto do absolutamente vaidoso, prepotente e despreparado ministro Sergio Moro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Acredita que as rusgas entre o juiz Sergio Moro com o deputado Rodrigo Maia, que é genro do Moreira Franco, contribuíram para as prisões? Em outras palavras, pode ter sido uma vingança?

Eles têm de demonstrar que não. O despacho interlocutório do juiz Marcelo Bretas tem um dia de antecedência à resposta do Maia [ao Moro]. Portanto, não parece ser uma retaliação direta. Parece ser muito mais uma confrontação com o Supremo Tribunal Federal. O Deltan Dellagnol [procurador] já está falando mal do STF sem muito pudor ou cuidado. De qualquer forma, o brasileiro médio, como eu, fica apavorado. É a barbárie. Estamos no meio de uma briga de foice no escuro entre as instituições que têm a responsabilidade de dar segurança jurídica para a gente viver. É o esfacelamento da República. E isso porque não temos liderança. O Bolsonaro assiste a tudo, catatônico.

Quais as consequências práticas que desentendimentos como esses trazem ao país? Nos Estados Unidos, o guru do Bolsonaro, Olavo de Carvalho, chamou o vice-presidente General Mourão de "idiota". Este, por sua vez, afirmou que o Olavo está passando dos limites e que iria processá-lo...

Atrapalha de forma completa a governabilidade. Revela o despreparo do Bolsonaro, a incapacidade absoluta de coordenar seu próprio governo, de manter a orquestra sob regência. Que o Mourão está de olho na cadeira presidencial. Só um pato não vê. De outra forma, o Bolsonaro confraternizar com Olavo nos Estados Unidos, com o [Stephen] Bannon, esses filhos ridículos, patéticos, é um sinal de confusão, de desgoverno.

A queda da aprovação de Bolsonaro pode levar o país a um déjà-vu da era Temer, em que um governo impopular não conseguiu aprovar reformas?

Sem dúvida. O presidencialismo à brasileira traz em si uma lógica de impasse. A Constituição de 1988 foi desenhada para instalar o parlamentarismo. É um regime em que a maioria parlamentar tem a responsabilidade de governar. Na prática, temos um órgão, que é o Congresso Nacional, que detém o monopólio do desenho institucional do país, mas não tem nenhuma responsabilidade com o resultado na vida do povo. É o Executivo de quem se cobra e de quem se espera tudo. O capital político [do Bolsonaro] tende a se desfazer. E essa lógica de impasse é agravada pela estupidez do presidente.

Algum dos escândalos recentes, como o caso dos laranjas, do Queiroz e sobretudo a morte de Marielle, em que Bolsonaro foi fotografado com um dos acusados, pode prejudicar o presidente?

Quem a Justiça deixar solto, corre o risco de uma pessoa como eu ou ele ter uma foto. A não ser na "escola de Curitiba", isso não é prova de nada. Temos de ser sérios. Claro que este é um conjunto muito constrangedor de coincidências: a foto, a vizinhança a três casas, o filho [do Bolsonaro] namorar com a filha [de Ronnie Lessa], ele ser um cara que tem dez homicídios... Tudo isso tem de ser investigado.

Como você avalia a qualidade da oposição que tem sido feita ao presidente?

Muito ruim. Porque o que remanesce é uma tentativa amalucada e irresponsável do PT de manter o país num clima de terceiro turno. E nós perdemos a eleição. Temos de ter essa humildade e entender a consequência disso: somos uma minoria. E o papel dessa minoria é tentar conter os danos que a vitória avassaladora da direita mais retrógrada impôs ao país. E impôs por causa do PT, por causa do lado bandido do PT. O PT finge que o brasileiro não sabe que o Antônio Pallocci, réu confesso, foi ministro da Fazenda. O PT escolheu o Temer para vice. Se associou ontem com o Renan Calheiros. E depois se zangam comigo.

Como está sua interlocução com as lideranças petistas, principalmente Fernando Haddad, seu amigo que concorreu com o senhor nas eleições?

Não sei se ele ainda é meu amigo, mas eu sou amigo dele. É um homem de bem, mas que aceitou jogar um jogo sujo e fraudulento. O coordenador de sua campanha foi o pragmático Sérgio Gabrielli, que não era de sua confiança, e quem presidiu a Petrobras no petrolão. O Lula impôs o coordenador, o assessor de imprensa e o fotógrafo da campanha. O Haddad assumiu um programa que não foi ele quem fez. Mas a mim, repito, é um homem de bem e que não faz parte do lado bandido do PT.

E o Lula, você já o perdoou pela tentativa de inviabilizar sua candidatura?

Não tem perdão nem mágoa. Eu não falei que o PT estava fazendo isso comigo [inviabilizar a candidatura] por mágoa, inveja, coisa nenhuma. Via que estavam fazendo política sem escrúpulos, pura e simples. Isso é política. Não tem essa história de mimimi, queixa ou mágoa. Agora, entendam: eu também estou fazendo política. Eu não aceito mais conviver com o lado bandido do PT.

Quem é o "lado bandido" do PT?

Essa direção atual toda. Impressionante. Cada um com seu escândalo. Humberto Costa (PT-SP) é o homem dos "sanguessugas". Paulo Pimenta (PT-ES) tem escândalos que o envolvem no Uruguai. São as escolhas que foram feitas. E o Lula tem uma grave responsabilidade. Ele escolheu o Pallocci, Renan Calheiros, Eunício Oliveira, Dilma, Temer.

Quem é, hoje, o principal nome da oposição ao governo?

Na Câmara, estou gostando muito do Marcelo Freixo (PSOL-RJ), cada dia mais. Quando ele se livrar desse identitarismo radical e desse equívoco estratégico de "puxadinho do PT", ele é um quadro. Bem intencionado, sério e valente. Se tem alguém ameaçado de morte no Brasil, é ele. E a opção dele é de luta. Admiro gente assim. Ele tem preparo, espírito público e sensibilidade para evoluir.

De que forma o PDT está trabalhando para se fortalecer para as próximas eleições?

Houve um fenômeno de uma juventude universitária votar em massa em mim nas últimas eleições. E ela começou a se identificar na internet, e passamos a transformá-la em uma relação mais física, orgânica. Pretendemos levar parte dessa militância nova a se filiar ao partido e disputar eleições. E o partido vai se reestruturar em alguns lugares, como Mato Grosso e Amazonas. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está cuidando disso, pois tem mais aptidão que eu. E vou terminar um livro neste ano que faz um diagnóstico atual do Brasil, destinado ao jovem, e que propõe caminhos. Seguirei fazendo palestras, as próximas serão em Lisboa e nos Estados Unidos.

Ciro 2022?

É uma ideia lisonjeira. O partido me pediu permissão, mas, evidentemente, vou ter de pensar 100, 1.000 vezes antes de ser candidato mesmo. Sou muito experiente. Vem muita confusão por aí, e essa confusão tem um poder de combustão monstruoso. Espero que ela possa produzir coisas novas e boas para o país. Não sou reativo, porque eu gostaria de ser presidente do Brasil. Eu gostaria muito. Mas já fui preterido três vezes. Tenho modéstia. E também sei o porquê. Não foi só por causa de minhas debilidades pessoais. Venho de um estado pequeno, do Nordeste, por boa fé apoiei o governo Lula. Tenho memória e não vou repudia-la. Terminei a eleição como a segunda opção, menor rejeição, com vitória em todas as simulações de segundo turno. É muito estimulante. Mas daí a ser candidato novamente, depende da condição prática que teremos lá na frente. Continuarei estudando, me atualizando e trabalhando.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee