Pages

domingo, 28 de maio de 2017

O REALINHAMENTO POLÍTICO-INSTITUCIONAL DE CAMILO SANTANA E TASSO JEREISSATI

Por ipuemfoco   Postado  domingo, maio 28, 2017   Sem Comentários


O governador Camilo Santana (PT) já definiu o seu principal parceiro político-institucional a nível nacional, pois a escolha irá recair no senador Tasso Jereissati (PSDB), que deverá

ser o próximo presidente da República. 

Camilo Santana sempre teve dificuldade de recriar um canal aberto de diálogo com o Governo Federal, após a saída da ex-presidente Dilma Rousseff do poder central, mas sempre contou com ajuda do senador Tasso Jereissati, para a diminuição de zonas de atritos na esfera administrativa de parceria do Governo Federal e o Governo do Estado do Ceará.

O cenário político-administrativo de confronto entre o grupo situacionista pró-Cid Gomes e os vários grupos oposicionistas anti-Cid Gomes da última eleição estadual de 2014, já não existe mais em função da aproximação do governador Camilo Santana com a maior liderança individual da oposição cearense: o ex-governador e atual senador Tasso Jereissati. 

Camilo Santana adotou o modelo administrativo da Era Tasso Jereissati (1987-2006), como, por exemplo, a sua matriz gerencial na pessoa do tucano-tassista, o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, o engenheiro Maia Júnior, mas a matriz política ainda era cidista.

O senador Tasso Jereissati assumiu a presidência nacional do Partido da Social Democracia Brasileira, após o colapso das principais lideranças paulistas e mineiras. 


Tasso Jereissati é ainda candidato informal do bloco governista (PSDB-DEM-PSD-PR-PP) e setores do PMDB para terminar o mandato da chapa eleita na sucessão presidencial de 2014: Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). A eleição será indireta no Congresso.

O governador Camilo Santana transcendeu o Partido dos Trabalhadores quando declarou apoio ao senador Tasso Jereissati (PSDB), para presidência da República na provável eleição indireta no início do próximo semestre no Congresso Nacional. 

Tasso Jereissati deverá sair como liderança consenso na bancada congressista cearense, com exceção do apoio do bloco PT-PCdoB. 

O presidenciável Ciro Gomes deverá levar a bancada parlamentar (Câmara-Senado) do Partido Democrático Trabalhista (PDT), para votar na eleição indireta presidencial, no senador Tasso Jereissati (PSDB), como já tem afirmado quando defendeu a escolha do sucessor do presidente Michel Temer (PMDB), no parlamento brasileiro.sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa/ELIOMARDELIMA


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee