Pages

quinta-feira, 27 de abril de 2017

BRASIL É O 103º PAÍS NO RANKING DE LIBERDADE DE IMPRENSA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 27, 2017   Sem Comentários


O Brasil ficou na 103ª posição no ranking mundial de liberdade de imprensa, que analisa 180 países, e foi divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras em sua

análise anual sobre violação de liberdades de jornalistas. 

Segundo a ONG, o Brasil continua sendo um dos países mais violentos da América Latina para a prática do jornalismo.

No relatório, a ONG também afirma que a ausência de um mecanismo nacional de proteção para jornalistas em situação de risco, juntamente com o clima de impunidade - alimentado pela corrupção desenfreada e pela instabilidade política -, ilustrada pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, tornam mais difícil a atividade jornalística no País.

A organização criticou ainda o panorama da mídia que, segunda ela, continua altamente concentrado, "especialmente em torno de grandes famílias industriais, muitas vezes próximas à classe política". 

Em 2015, o Brasil chegou a ocupar a 99ª posição da classificação, mas despencou. O primeiro lugar do ranking ficou para a Noruéga, que atualmente é considerada livre de qualquer censura ou pressão política, além de a violência contra profissionais da comunicação ser raríssima.

Em contrapartida, o último lugar foi ocupado pela Coreia do Norte, que vive desde 2012 sob o regime ditatorial de Kim Jong-un. 

Os Estados Unidos ficaram em 43º no ranking geral. Na Europa, o 16º lugar foi para a Alemanha, o 39º para a França e o 40º para o Reino Unido. 

A Itália, por sua vez, ficou em 52ª posição. A ONG afirmou que o país ainda tem um nível de violência contra jornalistas, além de estes sofrerem ameaças da máfia e forte pressão política.

Na América Latina, a Argentina ficou em 50º lugar, enquanto a Venezuela ficou com a 137ª posição.
TERRA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee