Pages

sábado, 11 de março de 2017

OPERAÇÃO DE SEGURANÇA MUDAM LOCAIS ANTES DOMINADOS PELO TRÁFICO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 11, 2017   Sem Comentários


As forças de Segurança do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza completam hoje uma semana da primeira
ocupação de policiais militares em áreas consideradas de risco na Cidade. 

Chamados redutos de facções criminosas que atuam no Ceará, o Morro do Santiago e a comunidade do Gueto, na Barra do Ceará, estão ocupados na primeira fase da Operação Marco Zero. Segundo o comandante da operação, coronel Aginaldo de Oliveira, outros locais receberão os trabalhos.

Na tarde de ontem, O POVO visitou os locais para acompanhar a operação. “O foco foi mostrar a força e o empoderamento do Estado e fazer uma ponte dessa questão comunitária com a PM”, resumiu a tenente-coronel Keydna Carneiro, subcomandante da operação. 

No alto do Morro de Santiago, foi montada uma tenda onde policiais ostensivamente armados fazem guarda 24 horas. Para demarcar a chegada do efetivo, foi fincada uma bandeira com o símbolo do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

“A gente mapeou em Fortaleza os bairros com maior índice de criminalidade e resolveu fazer atuação em cima delas. Como aqui (o Marco Zero) era vanguardista, foi a área inaugural”, disse a subcomandante da ação. De acordo com ela, não houve conflito durante a entrada da PM: “Aqui se dizia que era dominado por facções e, no fim das contas, a gente percebeu que não. Todos sumiram”.
Durante visita do O POVO ontem, foram vistas pichações com indicações de grupos criminosos, com ameaças contra roubos na comunidade. Francisca Ferreira, 37, mora no local há mais de 20 anos e considera que o clima melhorou com a chegada dos policiais. “Aqui tinha muito tiroteio, eu vivia com medo. Agora a gente pode sentar na calçada à noite”.

Nesta semana de operações, a Polícia ocupou Parque Leblon, na Caucaia, os bairros Vila Velha e Pirambu e a área do Gueto, em Fortaleza. De acordo com os comandantes, o mapeamento era feito desde o dia 9 de fevereiro. Em toda a área, são 250 homens de PM e Guarda Municipal. 

“As pessoas da região, por medo, sequer nos cumprimentam. Mas, aos pouquinhos, vão se chegando. Isso é um trabalho de tempo”, acredita o coronel Aginaldo.

O coronel afirma que cerca de 8 toneladas de lixo que faziam barricadas nas comunidades para impedir a entrada de policias foram retiradas. Também foi reforçada a iluminação pública e foram executadas ações como emissão de documentos, testes de glicemia e apresentações musicais.

Gueto

O Gueto é uma comunidade nas instalações da antiga fábrica de roupas Vilejack, na Barra do Ceará. Diferentemente do morro, ali não há tenda e não foi possível a entrada da equipe do O POVO por um dos policias não considerar suficientemente seguro ir com o carro do jornal. 

Do lado de fora, foi possível perceber a presença de policiamento ostensivo e cavalaria. Maria Barbosa, 38, reside na comunidade há 9 anos e gosta da presença da PM. “Espero que continue”, afirma. 

Na página oficial do Facebook, o secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa, publicou ontem uma foto de policiais na área, enaltecendo a ocupação. Um dos seguidores questionou a passagem temporária dos agentes pelo local. “Entrar entra, quero ver é permanecer. Caro secretário, todos sabemos que assim que a Policia sair volta tudo de novo”, escreveu.

Em resposta, André Costa afirmou: “Mas entramos, reconhecemos o local, mostramos a força da Polícia. Realizamos prisões esta semana com a ocupação. Prendemos quase dez homicidas e traficantes. Enfim, nunca agradaremos a todos, mas quem mora na região tem sido muito grato ao nosso trabalho”, escreveu.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee