Pages

terça-feira, 7 de março de 2017

MORADORES RELATAM NOVOS TREMORES EM SANTANA DO ACARAÚ NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 07, 2017   Sem Comentários

No primeiro tremor no domingo deixou algumas casas com rachaduras. População mais idosa está assustada. O primeiro ocorreu por volta das 22 horas desta segunda-feira (6).Segundo por volta da 1 hora da manhã de terça-feira (7).

Moradores do município de Santana do Acaraú, na Região Norte do Estado, sentiram mais tremores de terra na região. Segundo o agricultor Alcides Santos de 20 anos houve dois tremores. O primeiro ocorreu por volta das 22 horas desta segunda-feira (6) e o segundo por volta da 1 hora da manhã de terça-feira (7).

Ainda de acordo com o agricultor o primeiro pela noite foi mais forte e derrubou alguns objetos dentro de sua residência. "O primeiro de noite derrubou alguns objetos como baldes que estavam em cima da mesa da cozinha e pequenos objetos que estavam guardados. O segundo pela madrugada foi mais leve, mas deu para sentir", disse.

Alcides relata que os moradores, principalmente os idosos estão assustados. Segundo ele, alguns ficam com medo e deixam as casas. "Os mais velhos ficam com medo por nunca terem sentido algo parecido aqui. É um fato inédito e curisoso", relata.

Em entrevista para o G1 o sismólogo Joaquim Ferreira do Laboratório de Sismologia da UFRN disse que até o fim da manhã desta terça-feira a entidade não conseguiu registrar se houve ou não tremores na cidade nos dois períodos relatados pela população.

Tremor no domingo
Um outro tremor foi sentido pela população no domingo (5). De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (6) pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor atingiu a magnitude 2,7 graus. Outros dois tremores na mesma cidade chegaram a 1,8 grau. O abalo foi o maior do Ceará neste ano; o mais intenso já registrado no estado chegou a 4,3 graus.

Segundo a Polícia Militar, o tremor assustou parte dos moradores da zona rural do município, onde o sismo foi mais intenso, mas não foram registradas ocorrências de pessoas feridas ou dano a patrimônio.

Ainda segundo a Polícia Militar, com base em relato dos moradores, os tremores foram mais fortes nas comunidades de Paus Brancos e Lagoa do Serrote, mas foram percebidos também na Zona Urbana de Santana do Acaraú.Histórico de tremor

Desde 2008, o Laboratório registrou mais 3.000 tremores na região Norte do Ceará. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4,3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Segundo Eduardo Menezes, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Causa dos tremores

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas
.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee