Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SENADO APROVA MORAES AO STF. FICA ATÉ 2043

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 22, 2017   Sem Comentários

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, o nome de Alexandre de Moraes para integrar o Supremo Tribunal Federal; depois de aprovado na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, Moraes teve sua indicação confirmada com 55 votos a favor e 13 contra; ministro licenciado de Michel Temer e citado 43 vezes na primeira delação da Odebrecht.

Moraes foi indicado pelo peemedebista para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal após a morte de Teori Zavascki; Moraes tem 49 anos e pode ficar no Supremo pelos próximo 26 anos, isso se as regras compulsórias de aposentadoria não mudarem e a idade limite permanecer até o longínquo ano de 2043 
 Ao chegar ao Senado, o presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) avisou que a sessão seria rápida e que não haveria espaço para discussão nem encaminhamentos. A reunião começou com menos da metade dos 81 senadores presentes. “Votação secreta não cabe discussão. Nem encaminhamento aberto de líderes", afirmou. Para ser aprovado, Moraes precisava do voto de pelo menos, 41 dos 81 senadores. 

Alguns senadores usaram o microfone para criticar ou defender a indicação. No início da sessão, a senadora líder do PT, Gleisi Hoffmann (PR), mais uma vez se disse impedida de votar por ser ré na Operação Lava-Jato. Também afirmou que a indicação para o PT era votar contra. Ela já havia causado constrangimento ao fazer isso na Comissão de Constituição e Justiça, que tem 10 dos 13 investigados na Lava-Jato.

O senador Regufe (sem partido-DF) criticou o modelo de composição da Suprema Corte que, segundo ele, faz com que o ministro fique devendo favores ao presidente ou a parlamentares. “Não é o modelo para uma justiça isenta e justa”, afirmou. Ele apresentou proposta para que os ministros sejam escolhidos por concurso e percam a vitaliciedade.

A votação ocorre na manhã seguinte de uma sabatina que durou cerca de 11 horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que aprovou o nome de Moraes por 19 votos a 7.

Apesar do placar favorável, o ministro licenciado da Justiça de Temer teve de responder a várias perguntas espinhosas da oposição. Foi questionado se teria sido advogado do Primeiro Comando da Capital (PCC) e sobre uma acusação de plágio de um escritor espanhol em sua tese de doutorado. Também teve que falar à exaustão sobre o fato de ter sido filiado ao PSDB até o momento de sua indicação.
EM.COM.BR

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee