Pages

domingo, 12 de fevereiro de 2017

''BOLSA FAMÍLIA SERÁ PLANEJADO PELA DEMANDA''DIZ MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Por ipuemfoco   Postado  domingo, fevereiro 12, 2017   Sem Comentários


Para ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o desemprego levará a procura maior por Bolsa Família.

Não há previsão de aumento do programa, mas ele não descarta a expansão

Por que esse retorno ao Bolsa Família de pessoas que haviam superado a pobreza?
Há uma situação muito instável das famílias, que até conseguem uma renda um pouco maior, mas facilmente perdem aquela renda. A instabilidade é inclusive de localização geográfica, porque mudam muito de lugar indo atrás de oportunidades. 


Com o desemprego aumentando, claro que deverá aumentar o número de famílias precisando do programa. Mas, apesar da crise, conseguimos praticamente zerar o estoque de espera pelo Bolsa Família. Claro que agora volta a aumentar, volta a ter fila, mas foi a primeira vez que zeramos.

Mas não houve aumento da cobertura e sim cancelamentos feitos a partir do pente-fino que possibilitaram incluir as famílias em fila de espera, certo?

Sim, o que ajudou nisso foi termos um pente-fino mais ágil e mais detalhado. Antes havia controle, mas com poucos dados, poucas informações para fazer os batimentos. Estamos fazendo com que isso ocorra com mais frequência, todo mês. Não é para excluir ninguém. É para atender quem realmente precisa e, ao mesmo tempo, evitar que quem não tem necessidade fique ganhando dinheiro público.

Diante da perspectiva de aumento da procura, o governo planeja aumentar o Bolsa Família?

O Bolsa Família vai ser planejado conforme a demanda, isso está combinado com o presidente da República. Zeramos a fila e temos um orçamento para comportar quem já está no programa. Se houver uma demanda maior, a gente rediscute. 

Neste momento, não há (discussão para ampliar) porque não precisa. O que não pode acontecer é o que ocorria no passado, quando o programa tinha 6 milhões de famílias em 2006 e chegou a 14 milhões de famílias em 2013, exatamente no período em que o Brasil estava mais próspero, tinha mais emprego.

O programa incluiu quem não precisava?
Acho que foram incluídas pessoas que não precisavam, mas foram incluídas pessoas que eram pobres mesmo. O que estou dizendo é que não houve redução significativa da pobreza no Brasil. 

O que existiu foi alguém da classe C que passou para a B. Mas não houve mobilidade lá embaixo, entre quem ganha menos de meio salário mínimo per capita, que corresponde à metade da população brasileira, segundo o Cadastro Único (para Programas Sociais do Governo Federal).

O período de 13 anos de Bolsa Família não é curto demais para se esperar uma mudança radical nos parâmetros da pobreza no país?
Houve uma visão ideológica nesse processo de que era suficiente transferir renda para as famílias. É uma mudança de visão que trazemos, trabalhando com inclusão produtiva, para que as famílias consigam sair do programa. Isso não era um movimento incentivado antes.

Quais ações o governo adota para que essa porta de saída ocorra?

O prefeito, que até agora não tem tido nenhum estímulo para isso, porque era mais confortável colocar o maior número possível de pessoas no programa, será incentivado a implantar projetos de geração de emprego, criar microcrédito e outras ações para emancipar as famílias. Lançaremos um pacote de iniciativas nesse sentido no início de março.

Será possível fazer isso na crise?
Dependendo do tamanho da crise, isso é mais difícil. Mas eu acho que a crise está parando de piorar e as coisas devem começar a melhorar. Há uma cota de emprego e renda nos municípios que está escondida e pode ser ativada.

As medidas de ajuste fiscal adotadas pelo governo penalizam mais os pobres?
Acho que o desajuste fiscal é muito mais grave contra os pobres do que o ajuste. Nos dois anos que antecederam o governo Temer, vivemos um corte brutal na Saúde, na Educação. Em 2016, meu orçamento para ação social fundo a fundo, para asilos, Apaes e outros projetos, foi a metade, caiu de R$ 6 bilhões para R$ 3 bilhões.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee