Pages

domingo, 16 de outubro de 2016

FIM DAS COLIGAÇÕES REDUZIRIA PARTIDOS EM 91% DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 16, 2016   Sem Comentários


Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo verificou que, em 2.563 (48%) das 5.568 cidades em que houve eleições, pelo menos metade dos partidos
representados não teria obtido uma única cadeira sem o artifício da coligação.


Se o fim das coligações nas eleições tivesse sido aplicado no pleito deste ano, em 91% dos municípios haveria redução do número de partidos nas câmaras de vereadores. 

A medida integra o conjunto de propostas de reforma política que tramita no Congresso, mas enfrenta forte oposição por parte dos partidos pequenos – principais beneficiados do sistema de coligações.

A redução da pulverização partidária no Poder Legislativo seria o principal efeito do fim das coligações. Isso se deve ao fato de que muitos partidos pequenos que, sozinhos, não conseguiriam alcançar o número mínimo de votos para eleger um vereador ou deputado, acabam “pegando carona” com siglas maiores por meio de alianças. 

Foi assim, por exemplo, que o PR se beneficiou em parte com o grande número de votos conquistados por Eduardo Suplicy (PT), vereador mais votado em São Paulo, e emplacou mais dois candidatos à Câmara Municipal da capital paulista.

Os principais partidos que contribuem com essa “carona” são PMDB e PSDB. Juntos, eles garantiram a eleição de 2.782 vereadores de outros partidos. Se não houvesse a política de alianças, as duas legendas poderiam ter obtido, respectivamente, 24% e 17% a mais de cadeiras.

O levantamento vai além e aponta que, em 2.563 (48%) das 5.568 cidades em que houve eleições, pelo menos metade dos partidos representados não teria obtido uma única cadeira sem o artifício da coligação.
ESTADÃO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee