Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2016

APAGÃO NO INÍCIO DA TARDE DESTA TERÇA -FEIRA ATINGE PARTE DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, agosto 30, 2016   Sem Comentários


A falha ocorreu em 12 estados do Norte e Nordeste. Em Fortaleza, sinais apresentaram problemas.

Durante o início da tarde desta terça-feira (30), uma queda de energia afetou diversos municípios do Ceará. A falha durou aproximadamente meia hora. Durante o período, emissoras de rádio saíram do ar na capital.

Nas redes sociais, internautas afirmaram que diversos semáforos ficaram apagados em Fortaleza. Foram registradas falhas nos semáforos da avenida Francisco Sá e no bairro Carlito Pamplona. Outros bairros da capital também foram atingidos: Vila União, Conjunto Palmeiras, Parangaba, Parque São José, Bela Vista e Conjunto José Walter foram citados. Os municípios Quixadá, Horizonte, Pentecoste, São Benedito, Santa Quitéria, Iguatu, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte,Tianguá e Marco foram citados por internautas que reclamaram da queda. “Só não tem apagão na conta”, comentou um.

Procurada, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) não detalhou quantos municípios foram atingidos. Em nota, a Coelce afirmou que houve uma falha no Sistema Interligado Nacional, causando a interrupção do fornecimento em parte do Estado. “A companhia informa que a ocorrência durou cerca de 31 minutos e foi normalizada totalmente as 13h20”, informou a Coelce.

Segundo a Companhia, maiores detalhes sobre a falha serão repassados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que investiga as causas do problema. A entidade é responsável pela coordenação e controle de operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O Cnews procurou o ONS, que confirmou a queda, mas disse que a quantidade de municípios só poderia ser informada pela distribuidora (Coelce).

Leia a nota da entidade na íntegra:

"Às 12h14 ocorreu o desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema – Colinas, pertencente à transmissora Intesa, não sendo obtido sucesso em seu religamento automático. Às 12h49, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, pertencentes à Eletronorte e Taesa, respectivamente, assim como a linha de transmissão em 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, de propriedade da Taesa, também foram desligados automaticamente.

Segundo informações dos agentes, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região. Esta ocorrência provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em consequência da queda da frequência, houve o desligamento automático de cerca de 2.300 MW de geração, sendo 1.700 MW relativos a usinas térmicas e 600 MW a eólicas, nas regiões Norte e Nordeste.

A correta atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) promoveu cortes de carga para reequilibrar geração e demanda. De acordo com o sistema de supervisão do ONS, houve a interrupção de cerca de 3.500 MW de carga, sendo 2.700 MW na região Nordeste (26 % da carga total dessa região no momento) e de cerca de 800 MW na região Norte (14% da carga total da região no momento).

Seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste. A interligação entre os dois sistemas foi recomposta às 13h07, com o religamento do circuito 2 da linha Miracema – Colinas. Em seguida, foram religados os circuitos 1 e 3. Às 13h21, foi religada a linha de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II. Às 13h40, todo o processo de recomposição das cargas já estava encerrado. O ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência".
CNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee