Pages

quinta-feira, 5 de maio de 2016

DENGUE; PREFEITURA COMEÇA ENTRADA FORÇADA EM IMÓVEIS FECHADOS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 05, 2016   Sem Comentários



Agentes de combate a endemias e Guarda Municipal (GMF) entraram à força, ontem, em apartamento abandonado no bairro Vicente Pinzon. 

A ação foi para combater focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus. O bairro é um dos que têm mais imóveis abandonados ou fechados, segundo a Secretaria Regional II. Dos 2.333 casos de dengue diagnosticados em Fortaleza, 31 foram no Vicente Pinzon. Fiscais pedem que população denuncie locais de risco.

De acordo com Nilton Martins, coordenador da célula de endemias da Regional II, os agentes identificam imóveis fechados ou abandonados e emitem notificação para o proprietário. Caso a solicitação não seja atendida, um segundo aviso é emitido em até 48 horas.

A população também pode solicitar à Prefeitura a vistoria forçada, como foi o caso do apartamento visitado na manhã de ontem. Segundo o síndico Victor Duarte, alguns moradores do condomínio já haviam contraído dengue. 

“Na época das chuvas, estava pior (a situação do apartamento). Falei com a Defesa Civil e eles me indicaram procurar a Regional II. Fui lá pessoalmente e solicitei (a vistoria forçada)”, disse.

Vistorias

Segundo os agentes, no primeiro imóvel visitado não foi encontrado o mosquito. Contudo, eles ressaltaram que o local é propício, já que há piscina abandonada, ralos destampados e sanitários com água acumulada.

Conforme explicou Nilton Martins, durante a visita, caso seja identificado risco de proliferação ou focos do mosquito, são tomadas medidas emergenciais para conter o problema. Os agentes ainda encaminham ao proprietário uma notificação para que ações definitivas sejam realizadas. Caso as solicitações novamente não sejam atendidas, em até 15 dias, há uma segunda visita da Prefeitura ao local. A Vigilância Sanitária também acompanha a vistoria e emite um auto de infração contra o proprietário.

Na área da Regional II, há pelo menos 1.200 imóveis em situação de semelhante abandono ou inacessibilidade, segundo a secretaria, que já contabiliza 225 casos confirmados da doença. Com 31 casos confirmados, o Vicente Pinzon lidera na área da Regional.

De acordo com Cláudio Nelson, titular da Regional II, as vistorias forçadas devem se tornar mais comuns a partir de agora. Contudo, ele reforçou a necessidade da população fazer denúncias. 

O agente de combate a endemias José Ailton ressaltou que, em casas onde o proprietário trabalha durante o dia, é possível entrar em contato com agentes ou com a Prefeitura e marcar um horário para as visitas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee