Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2016

CEARÁ;INTERIOR TÁ CHEIO DE CARRO ''ESQUENTADO''

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 19, 2016   Sem Comentários


Foram presos em Fortaleza pelo menos quatro chefes de quadrilhas que roubam e clonam veículos no Ceará, Bahia e Maranhão.
A polícia investiga se eles têm ligação com o furto de DUTs.

Até a última semana, nenhum ainda veículo havia sido identificado em Fortaleza com o documento de licenciamento numerado na série furtada em fevereiro deste ano. “Ainda não caiu carro clonado com esses números”, garante o delegado Fernando Cavalcante, à frente da investigação.

Coincidência ou não: no dia seguinte à descoberta do furto dos formulários de registro de veículos, no galpão da Gol Log no aeroporto de Fortaleza, dois homens foram presos em Parnaíba (PI). Haviam saído do Ceará com uma picape Mitsubishi L200 e um sedã Honda Civic furtados em Fortaleza. Estavam indo para o Maranhão. Os postos da Polícia Rodoviária Federal estavam avisados da situação e conseguiram deter os criminosos.

A Polícia não relaciona o caso do interior piauiense ao furto dos Documentos Únicos de Transferências (DUTs), mas o delegado explica que cidades do Maranhão, do Piauí e do Interior cearense têm sido o principal destino dos veículos tomados na capital cearense. “Aqui no interior do Ceará tá cheio de carro ‘esquentado’. Recentemente representei pela prisão de quatro receptadores”, informa Cavalcante.

Ele diz que pelo menos quatro chefes de quadrilhas especializadas em clonagem e adulteração de documentos veiculares, que atuavam no Ceará, Bahia e Maranhão, foram presos entre 2014 e este ano. Foi após a descoberta dos furtos de CRLVs no Detran-CE. 


Mas eles também não tiveram o nome vinculado aos episódios. Dois deles sabiam ‘esquentar’ os documentos – com lavagens químicas, no caso de papéis roubados, ou fraudando os formulários em branco. E outros dois sabiam também ‘enxertar’ o chassi do veículo, que é aplicar uma chapa com nova numeração sobre o chassi original.

SAIBA MAIS

É importante observar
CHASSIS: Na compra de um seminovo, é obrigatório checar o documento e a combinação do chassi, que tem 17 caracteres. Não é errado desconfiar. Veja rasuras no documento, busque imperfeições e desalinhamentos. Por exemplo: o 3 ou 5 podem virar 8, o 4 vira 9, o 1 vira 7, F passa a ser E, P torna-se R, K vira H, I trocado por L.

PLACAS: No Ceará, só quatro empresas (com filiais no Interior) são credenciadas para fabricar placas. O fabricante é identificado por números em relevo na peça: Orplac (001), Placnord (006), Plac-Plac (007) e Inplac (008). Só o vistoriador do Detran pode colocar
o lacre na placa.

VIDRO: A numeração no vidro deve ser idêntica à do chassi. Questione se houver borrões, rasuras ou adesivos encobrindo.

ONLINE: Consulte os dados e a situação do veículo na página do Detran (www.detran.ce.gov.br).

Certifique-se da procedência do veículo e de quem
está fazendo a oferta. Comprar de um vendedor avulso é mais arriscado.

São impressos, em média, 1,7 milhão de formulários de licenciamento de veículos por mês na unidade da gráfica Valid, no Rio de Janeiro.

Este ano, até abril, o Ceará havia recebido dois lotes de formulários de licenciamento, totalizando 250 mil documentos – incluindo o lote de 150 mil que teve 2.400 documentos furtados. Em 2015 foram feitas seis entregas no total para o Ceará, com 610 mil documentos.

Não existe quantidade pré-estabelecida nem frequência definida para a entrega dos CRLVs para o Ceará. Após o Detran
solicitar, a entrega é realizada em até 60 dias.

Os CRLVs saem da gráfica já numerados. No Detran é que serão registrados com o nome do proprietário do veículo licenciado.Fonte: Ministério das Cidades/Denatran/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee