Pages

segunda-feira, 4 de abril de 2016

ALAGAMENTOS E CHUVAS EM FORTALEZA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 04, 2016   Sem Comentários

As chuvas contínuas registradas em Fortaleza desde a última terça-feira, 29, com intensidade variada, resultaram em novas 49 ocorrências registradas pelo Núcleo de Ações Emergenciais da Defesa Civil. 

Após a precipitação de ontem, quando choveu 30 milímetros na Capital, foram contabilizados 25 alagamentos, 10 riscos de desabamento, oito casos de inundação e cinco desabamentos.

Os problemas, porém, não estão sendo ocasionados apenas pelas chuvas sucessivas. Uma combinação com a alta das marés altas fez subir o volume do Rio Cocó, impactando diretamente no escoamento das águas.

“Tem chovido muito na cabeceira do Cocó, mas a água não está indo pro mar. A maré alta é constante, tendo, em média, 2,5 metros, mesma média da lâmina do Cocó, que chegou a ultrapassar os 3 metros. Isso está influenciando nas áreas propícias a alagamentos, como o Jangurussu, Barroso, Boa Vista, dentre outras”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, Cristiano Férrer.

A drenagem pelo solo também não está ocorrendo pois a terra está encharcada, uma vez que as chuvas estão ocorrendo de maneira continuada. A situação preocupa as autoridades, ainda mais com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, conforme antecipa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).Força-tarefa

Para amenizar os efeitos da chuva, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciaram uma força-tarefa. Pela manhã, eles visitaram bairros que sofreram com os alagamentos, como Barroso e São João do Tauape, na Comunidade do Lagamar, e prometeram ações de desobstrução, limpeza, drenagem, escavação, recuperação de vias danificadas e abrigo para as famílias afetadas. 


No Siqueira, por volta das 10h30min, a dupla passou pela rua Agamenon, próximo ao terminal de ônibus, que estava intransitável. Lá, o titular da Secretaria Regional III informou ao O POVO que o entupimento de bocas de lobo teria agravado o alagamento.

“A questão é que as pessoas colocam lixo na rua. Não é falta de vazão”, justificou. Segundo ele, as obras para desobstrução das bocas e recapeamento da via devem começar nesta segunda-feira, mas, para finalizar a intervenção, é preciso que hajam quatro dias úteis ininterruptos de trabalho.

Roberto Cláudio afirmou, por meio das redes sociais, que a força-tarefa atuará em duas frentes: uma fará uso de máquinas, equipamentos e infraestrutura, e outra terá como objetivo a atenção, acolhimento, proteção e abrigo de famílias atingidas.

Camilo Santana destacou que as obras da Barragem do Rio Cocó estão em andamento. A intervenção faz parte do Projeto Rio Cocó, com investimento de quase R$ 100 milhões, e deve reduzir os alagamentos na Capital.
Prejudicadas pela inundação, cerca de 90 pessoas da comunidade Boa Vista continuam abrigadas na escola municipal Odilon Braveza. 

A Defesa Civil está recebendo doações para o grupo. O material pode ser entregue na sede do órgão, na rua Delmiro de Farias, 1900, Rodolfo Teófilo. Contato: 3281-7132

Chuvas 

Nível das precipitações registradas em Fortaleza nos últimos dias

Terça-feira, 29: 3,4 mm.

Quarta,30: 23,3 mm.

Quinta, 31: 123,8 mm.

Sexta, 1º: 103 mm.

Sábado, 2: 132,6 mm.

Ontem: 30 mm
fonte; o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee