Pages

segunda-feira, 21 de março de 2016

'MAPA DO IMPEACHMENT''MONITORA TENDÊNCIA DE PARLAMENTARES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, março 21, 2016   Sem Comentários


O movimento “Vem Pra Rua” disponibilizou uma ferramenta denominada “Mapa do impeachment”, que traz gráficos a partir da relação considerando a posição favorável ou contrária de todos deputados federais e senadores sobre o processo que pode tirar a presidente Dilma Rousseff do cargo.

Os deputados de todos os estados foram mapeados e nomeados, identificando suas posições, se favoráveis, indecisos ou contrários. Ao abrir o mapa, e clicar nos contras ou indecisos, a página abre os contatos dos deputados (link para sua página no facebook, telefone, email e site), além de mostrar a evolução patrimonial, bens declarados e principais doadores de campanha.

Ceará
No Ceará, o senador Eunício Oliveira se destaca como o mais votado no Estado entre os candidatos a favor da queda da presidente Dilma Rousseff. Já José Pimentel (PT) aparece entre os contra o impeachment. Aníbal Gomes (PMDB), por exemplo, está na lista dos indecisos. Dos 25 parlamentares, somando os 22 deputados e os três senadores, o levantamento revela que 9 (nove) são favoráveis; 8 (oito) contra o impeachment; e outros 8 (oito) estão indecisos quanto ao processo.

Apesar de aparecer entre os favoráveis ao impeachment, o peemedebista Eunício Oliveira tem minimizado o assunto sempre que questionado. Inclusive, na última sexta-feira, ao responder perguntas de jornalistas durante filiação de vereadores de Sobral ao PMDB, se restringiu a dizer, apenas, que o PMDB está pronto se houver o impeachment. Pimentel, que é do partido de Dilma, além de líder do Governo no Senado, conforme sua assessoria, tem feito todos os esforços para evitar a queda de Dilma. Aníbal Gomes, porém, não foi localizado pela reportagem para se posicionar.

Ferramenta
Segundo o Vem Pra Rua, com a amostragem, a ferramenta pretende ampliar a discussão entre políticos e sociedade. “Vamos cobrar os indecisos, denunciar os que são contrários e apoiar os que são a favor do impeachment”, conclama a página, que a cada momento destaca um indeciso, um favorável e um contrário ao impeachment.

Desenvolvido pela equipe de tecnologia do movimento, a ferramenta vai permitir que cada cidadão mantenha contato direto com os congressistas. O portal concentrou todos os canais de acesso aos parlamentares, como endereço de e-mail, telefone dos gabinetes, e contas nas maiores redes sociais gratuitas (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). Para isso, uniram dados da Câmara, do Senado, do Tribunal Superior Eleitoral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Registro.br.

Cidadania
O movimento avalia a criação da ferramenta como um “marco no exercício da cidadania”. Para o Vem Pra Rua, o portal amplia a atuação do grupo e vai “muito além do impeachment”. “Através desta plataforma, a sociedade brasileira terá pela primeira vez um instrumento para se manifestar sempre que houver uma votação relevante no Congresso Nacional. Os políticos não mais poderão se esconder da opinião pública e isso mudará a forma dos brasileiros exercerem a Democracia”, afirmou Rogério Chequer, um dos líderes e porta-voz do movimento, um dos principais articuladores das manifestações de rua contra a presidente.

Pressão
O objetivo do Movimento Vem Pra Rua é reunir a evolução patrimonial dos políticos brasileiros; as declarações de rendimento feitas à Receita Federal; as empresas que contribuíram com campanhas eleitorais, além das cidades em que os candidatos receberam mais votos. A partir dessas informações, o movimento pensa em estimular a participação da sociedade e garantir a pressão popular. Para visitar o mapa, clique aqui.Com informações do OE e do portal Contas Abertas/politicacomk

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee