Pages

quinta-feira, 10 de março de 2016

COM BOAS CHUVAS,17 CIDADES CEARENSES DEIXAM OPERAÇÃO CARRO-PIPA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, março 10, 2016   Sem Comentários


O bom volume de precipitações permitiu a redução do uso de carros-pipa. No entanto, municípios começam a solicitar ajuda novamente com as poucas chuvas deste março


As chuvas que caíram no Ceará nos dois primeiros meses do ano foram suficientes para que 17 municípios deixassem de depender da operação Carro-Pipa do Governo Federal. 
No entanto, pelo menos um deles já deve voltar a ser socorrido devido às poucas precipitações deste mês. Duas outras cidades aguardam avaliação para passar a receber esse tipo de assistência, que, atualmente, fornece água a 130 prefeituras.

O prognóstico negativo para março foi amenizado com as chuvas que caíram no Ceará entre a noite de terça-feira, 8, e a manhã de ontem — o maior volume registrado no mês. O meteorologista Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), diz que “ainda são esperadas mais chuvas, mas março deve terminar (com precipitações) abaixo da média”.

É temendo esse cenário que a Prefeitura de Camocim, a 379 km de Fortaleza, já solicitou assistência da operação. Segundo o sargento Rodrigues, da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Separhma) do Município, a preocupação maior é para depois da quadra chuvosa.

Operação
Além de Camocim, Uruoca, a 310 km da Capital, aguarda a operação Carro-Pipa. O coronel Albuquerque, do escritório regional da Operação Pipa, esclarece que a paralisação do serviço é uma decisão conjunta entre o município atendido e o Governo Federal e dura entre 30 e 60 dias, podendo ser retomado a qualquer momento.

Coreaú, a 299 km de Fortaleza, é um dos municípios que deixaram de ser atendidos pela operação, mas terá o abastecimento retomado a partir do próximo mês. “Até brincamos que foi só suspender a operação e a chuva foi embora”, lembra Camila Gomes, da Secretaria da Infraestrutura do Município.

Saiba mais

Pelo menos em 85 cidades foram registradas chuvas ontem. O maior volume em Umari.

Até a tarde de ontem, a média de chuvas para o mês de março no Ceará estava 94,6% abaixo do esperado. O balanço de fevereiro também foi negativo. De acordo com a Funceme, choveu 55,5 mm no Estado, 53,2% abaixo da média história, de 118,6 mm.

Em 2016, o único mês que apresentou chuvas acima da média foi janeiro, em que o Ceará registrou 193 mm, quase o dobro do esperado (98,7 mm).
Igor Cavalcante/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee