Pages

quarta-feira, 9 de março de 2016

CEARÁ;"ÁGUAS DE MARÇO" DEVEM FICAR ABAIXO DA MÉDIA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, março 09, 2016   Sem Comentários


O mês de março normalmente é o que mais chove nesta parte do Brasil, mas este ano a situação não é normal.
As perspectivas de chuva no mês de março trazem preocupação para os agricultores e para o governo. O mês de março normalmente é o que mais chove nesta parte do Brasil, mas este ano a situação não é normal. 

O El Niño enfraqueceu, mas ainda dificulta a chuva sobre o Nordeste. A temperatura da água do oceano Atlântico Norte não está favorecendo uma atividade forte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 

No decorrer do dia de hoje entretanto, as previsões apontam nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado. É a ZCIT que provoca quase toda a chuva do ano sobre o Ceará e em toda a faixa norte do Nordeste.

Com base na imagem do satélite METEOSAT-10, canal Infravermelho 8.7, das 8h30min local, há nuvens sobre a o Ceará (CE) por causa da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o Oceano Atlântico e sua borda sobre o Nordeste do Brasil (NEB). 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no CE entre fevereiro e maio, permanece afastada do setor norte da região Nordeste, conforme observado nos últimos dias.

Algumas áreas do Ceará foram beneficiadas com muita chuva nesta terça-feira. Em Itapipoca, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 76,4 mm entre 12h e 15h. Quase toda a chuva, cerca de 59 mm caiu no início da tarde. Durante a noite, nuvens muito carregadas cresceram na divisa do Ceará com o Piauí e provocaram uma tempestade sobre Crateús, na região do Sertão do Crateús. 

Foram quase 56 mm entre 19h e 20h. As nuvens carregadas que provocaram os temporais se formaram por causa da influência das áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que está atuando entre o Maranhão e o Amapá. As áreas de instabilidade da ZCIT continuam atuando nos próximos dias, mas a chuva não cai generalizada sobre o Ceará. A maior quantidade de chuva deve ser sobre o Maranhão e Piauí.

Hoje, até o último boletim, às 11:15h, a Funceme registrava chuvas em 84 municípios. As maiores precipitações foram em Umari (125.0mm), Iguatu (86.0mm) e Quixelô (82.0mm).
247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee