Pages

quarta-feira, 30 de março de 2016

BRASIL TEM 13 ''NOVAS'' OCUPAÇÕES EM LISTA DO GOVERNO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, março 30, 2016   Sem Comentários


Agente de combate a endemias, Condutor deambulância,casqueador de animais, mestre de cerimônias, entrevistador social e outras nove atividades foram incluídas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO),
informou nesta terça-feira, 29, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Trata-se de uma relação de 2,6 mil ocupações que serve como base para cadastrar a população economicamente ativa. A atualização é anual e feita pelos técnicos do ministério, levando em conta as mudanças nos cenários cultural, econômico e social do País.

A CBO reconhece a existência de determinada ocupação, mas não faz a regulamentação da atividade. Para isso, é preciso que o Congresso Nacional aprove uma lei e a presidente a sancione.

O ministério cita como exemplo a ocupação de entrevistador social, atividade responsável por alimentar o Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, onde estão os dados das famílias de baixa renda que recebem o Bolsa Família. De acordo com o ministério, entre 2013 e 2014, 70 mil pessoas realizaram entrevistas para o cadastro. Desse total, 40 mil profissionais desempenharam a atividade por seis meses consecutivos ou mais. O órgão afirma que esse trabalho requer capacitação específica para preencher os questionários, abordar as famílias e entender os conceitos do cadastro.

Outra profissão reconhecida só agora pelo governo foi a de agente de combate a endemias, responsável por atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde. Ultimamente, são esses os profissionais responsáveis pelo combate ao mosquito aedes aegypti, em meio à tríplice epidemia (dengue, chicungunya e zika).

As "novas profissões" que foram incluídas na lista do ministério:

Tecnólogo em soldagem - Elabora o plano de qualificação de procedimentos de soldagem e qualifica profissionais da área.

Mestre de cerimônias - Conduz eventos públicos, corporativos e sociais presenciais, seguindo roteiro elaborado por organizadores.

Entregador de publicações - Entrega correspondências, objetos e publicações, organizando e fazendo triagem dos mesmos.

Concierge - Recepciona e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; presta atendimento telefônico e fornece informações em diversos estabelecimentos.

Entrevistador social - Entrevista famílias de baixa renda, orienta sobre os programas sociais e políticas públicas, e encaminha para órgãos competentes, caso necessário.

Agente de combate a endemias - Realiza ações de controle de endemias, promove educação sanitária e ambiental e orienta a comunidade para promoção de saúde por meio de inspeções domiciliares.

Casqueador de animais - Monitora doenças, lesões e traumatismos em animais. Corta excessos de cascos, limpa e higieniza ferimentos no local.

Ferrador de animais - Coloca e substitui ferraduras em animais, detecta presença de ferimentos nas patas e recomenda encaminhamento a veterinário, se necessário.

Tapeceiro de autos - Responsável por fabricar ou reformar estofamento e revestimento interno de veículos.

Condutor de ambulância - Transporta pacientes e auxilia equipes de saúde nos atendimentos de urgência e emergência.

Operador de abastecimento de combustível de aeronave - Realiza operações de abastecimento e destanqueio de combustível de aeronaves.

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno - Ativa e monitora os sistemas, analisa os eventos e imagens recebidos da central de alarme monitorada, identifica problema e encaminha ocorrências ao setor responsável.

Monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo - Monitora os equipamentos e sistemas da central de monitoramento, realiza inspeção técnica no local monitorado, realiza manutenções corretiva e preventiva dos sistemas.
ESTADÃO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee