Pages

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PRESIDENTE BARACK OBAMA CHORA AO ANUNCIAR CONTROLE SOBRE VENDA DE ARMAS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 05, 2016   Sem Comentários

O presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu nesta terça-feira, 5, a "urgência" de atuar para melhorar o controle
de venda de armas no país, ao apresentar um conjunto de medidas executivas para tentar evitar que, como ocorreu até agora, 30 mil pessoas morram anualmente em incidentes com armas de fogo no país. 

Em um ato na Casa Branca, acompanhado de parentes de vítimas da violência causada pelas armas, Obama afirmou que o país já passou por "muitos massacres" nos últimos anos e isso não ocorre em outros países desenvolvidos. "Agora devemos sentir a urgência absoluta, já que as pessoas estão morrendo. E as constantes desculpas para a inação não funcionam mais. Não bastam mais", insistiu Obama diante dos jornalistas na Casa Branca, citando o falecido ativista dos direitos humanos e líder afro-americano Martin Luther King. 

Obama foi enfático ao advertir que lobby das armas nos Estados Unidos não pode bloquear as ações do governo para evitar dezenas de milhares de mortes por armas de fogo a cada ano no país.

"O lobby das armas pode estar fazendo o Congresso refém agora mesmo, mas eles não podem tomar os Estados Unidos como reféns", declarou Obama.

Ao lembrar o massacre na escola de Sandy Hook, em 2012, em Newtown (Conecticut), no qual 20 crianças foram mortas por um atirador, Obama chorou, assim como na época, quando fez um apelo para que o país apoiasse medidas de restrição às armas.

Um dia antes, Obama se reuniu com a procuradora-geral do país, Loretta Lynch, e com o diretor do FBI, James Comey e afirmou que as medidas estariam dentro de sua "autoridade legal". O presidente também havia dito que o plano seria "totalmente coerente" com a Segunda Emenda da Constituição do país, que garante o direito a portar armas.

Com as medidas, Obama busca ampliar os controles de antecedentes ao obrigar muitos vendedores particulares a se registrarem da mesma forma que os comerciantes, que têm uma licença federal. Atualmente, as vendas de armas entre particulares, muitas delas em feiras ou entornos informais, não requerem uma revisão de antecedentes criminais e de saúde mental do comprador. Por isso, um grande volume dessas aquisições foge do controle das autoridades.

Massacres

Dois fatos ocorridos em 2012 - o massacre de 12 pessoas em um cinema de Aurora (Colorado) e o tiroteio na escola Sandy Hook - fizeram com que o presidente tentasse levar adiante medidas para endurecer a venda de arma de fogo nos EUA.

O presidente propôs então reformar as leis sobre o assunto, mas o Congresso sequer aprovou a que tem mais consenso: uma melhora do sistema de verificação de antecedentes para impedir que as armas cheguem aos criminosos e a pessoas com doenças mentais.

Segundo Obama, sua maior frustração como presidente foi o fracasso para conseguir um maior controle sobre a venda e posse de armas no país.

O que provocou uma nova tentativa para enfrentar o problema foram os vários tiroteios registrados em 2015, entre eles um com nove vítimas em outubro em uma universidade do Oregon. O assunto ainda voltou à tona em dezembro, quando 14 pessoas morreram em uma ação investigada como "ato de terrorismo" em San Bernardino.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee