Pages

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ESTAVA RUIM? PODE PIORAR;REVISTA 'THE ECONOMIST' DIZ QUE TROCA NA FAZENDA É PREOCUPANTE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 22, 2015   Sem Comentários

Para The Economist, uma das mais importantes publicações de assunto econômicos do mundo, a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda, substituído por Nelson Barbosa,
até então ministro do Planejamento, “torna ainda pior uma situação que já era gravíssima”. 

Segundo a publicação, a troca “é sinal que Levy perdeu o debate no interior do governo sobre a importância da austeridade fiscal para tirar a economia de seu estado de coma; e perdeu porque era politicamente intragável”.

The Economist cita que a missão de Levy era impossível. “Precisava eliminar um déficit fiscal enorme, impedir que as agências de classificação de risco tirassem o grau de investimento do Brasil e reverter o excesso de intervencionismo estatal a que a presidente Dilma Rousseff se entregara em seu primeiro mandato”. Também ressaltou que “a economia brasileira ingressava em sua pior recessão desde os anos 30”.

Além disso, “a credibilidade do PT já estava em frangalhos, por causa de um enorme escândalo envolvendo o pagamento de propinas”, com o índice de aprovação do governo em queda e ainda o processo de impeachment que Dilma enfrenta por ter desrespeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Outros teriam jogado a toalha há muito tempo. Levy aguentou até sexta-feira passada”, ressaltou o The Economist. A publicação também critica a atuação do Congresso Nacional, “que não tinha o menor interesse em ajudar uma presidente impopular”.

“A missão de Levy foi dificultada pela recessão. (...) Levy dizia, corretamente, que só a austeridade seria capaz de deter o aumento da dívida, restaurar a credibilidade do País com os investidores, controlar a inflação e impedir novas altas na taxa de juros”. Mas, como ressalta o jornal, “Dilma nunca se convenceu totalmente disso”.

“Seu compromisso com a austeridade tornou-se ainda mais ambíguo depois que o pedido de impeachment começou a tramitar no Congresso. Para sobreviver, a presidente terá de mobilizar o apoio de sua base de esquerda, que sempre atacou o “neoliberalismo” insensível das políticas de Levy e defende a ampliação dos gastos públicos como forma de estimular a economia”.

Para a publicação, “isso explica a escolha de Barbosa”, que lembra quando o agora ministro da Fazenda deixou o governo em 2013 com críticas ao descontrole dos gastos e os métodos adotados para ocultá-los.
DIÁRIODOPODER

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee