Pages

terça-feira, 13 de outubro de 2015

REDE DE MARINA,RECEBE POLÍTICOS POLÊMICOS PARA SEUS QUADROS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 13, 2015   Sem Comentários


Caiu na Rede é peixe. Partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade seguiu como arrastão no mar e trouxe peixes polêmicos para seu quadro de filiados.
A legenda, que tem como bandeira ser uma alternativa à política praticada por outras siglas, reúne hoje políticos que foram envolvidos em denúncias de corrupção, improbidade administrativa e atos de vandalismo contra o patrimônio público.

Eles convivem agora no mesmo espaço com nomes conhecidos pela militância no campo da esquerda e no combate aos desvios de conduta, como o senador Randolfe Rodrigues (AP), a ex-senadora e vereadora em Maceió, Heloísa Helena, e os deputados fluminenses Miro Teixeira e Alessandro Molon.

Na assinatura de filiação de Randofe à Rede, no mês passado, Marina foi direta:

— Nós não temos feito abordagem pensando em quantidade, estamos buscando compatibilizar a quantidade e a qualidade.

A declaração de Marina é seguida como um mantra dentro da Rede, que prega ética na política. Mas há controvérsias. O vereador do Recife Luiz Eustáquio, por exemplo, foi denunciado pelo Ministério Público com outros vereadores e ex-vereadores por improbidade administrativa e evolução patrimonial incompatível com a renda. O MP apontou para a apropriação de quase R$ 1 milhão com uso de notas fiscais irregulares.

Então membro da Comissão Executiva Nacional Provisória da Rede, Pedro Piccolo Contesini também navega em polêmicas. Ele foi identificado pela polícia, em 2013, como uma das sete pessoas que comandaram atos de vandalismo no prédio do Itamaraty, em Brasília, nos protestos de junho daquele ano. No ataque, Contesini usava a camisa da Rede. Ele admitiu a participação no caso.

Em 2012, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo manteve a sentença que condenou o então candidato do PSB à Prefeitura de Serra, Audifax Barcelos, atual prefeito e filiado à Rede. Ficou comprovado que ele fez propaganda eleitoral irregular e teve de pagar multa. Em nota, Barcelos disse que o problema foi provocado por seu ex-partido.

No ano anterior, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (ex-DEM) afirmou à Justiça que o deputado distrital Chico Leite (DF), hoje na Rede, participava do esquema de corrupção revelado pela Operação Caixa de Pandora. Arruda contou que o parlamentar teria lhe pedido dinheiro, mas nada foi provado.

— À época, eu pedi a abertura de processos, que foram arquivados — conta Chico Leite, que foi investigado pela Câmara Distrital e pelo MP. Chico veio do PT e justifica sua saída:

— O PT se afastou dos princípios defendidos na época de criação do partido — afirma.


Nos quadros da Rede há também espaço para nomes originários de partidos de direita, como o vereador no Rio Márcio Garcia. Ele foi vice de Anthony Garotinho na chapa do PR ao governo do estado, em 2014. Garcia comandou uma greve de bombeiros em 2011 e chegou a ser preso:

— Me identifico com os ideais da Rede e tenho uma grande capacidade de adaptação.

Procurados pelo GLOBO, Luiz Eustáquio e Pedro Contesini não foram localizados.

CAÍRAM NA REDE

Pedro Piccolo Contesini - Em 2013, integrante da Rede foi identificado pela polícia como participante de atos de vandalismo no prédio do Itamaraty, em Brasília. Na ação, que ocorreu durante os protestos de junho daquele ano, ele usava a camisa do partido

Chico Leite - Em 2011, o deputado foi acusado pelo ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda na Justiça de participar de um esquema de corrupção e de lhe pedir dinheiro. A acusação não foi comprovada e a investigação foi arquivada.

Luiz Eustáquio - No ano passado, o vereador do Recife e outros políticos foram investigados pelo Ministério Público por improbidade administrativa e evolução patrimonial incompatível com a renda. O caso tramita na Justiça

Márcio Garcia - Nas últimas eleições, foi candidato a vice-governador do Rio pelo PR na chapa do ex-governador Anthony Garotinho. Em 2011, foi um dos líderes da greve dos bombeiros no estado. Garcia chegou a ser preso junto com outros membros da corporação.

Em nota divulgada na noite deste domingo, a Rede informa que todos os pedidos de filiação passam por análise criteriosa nas instâncias da Rede, e no caso dos agentes públicos, a avaliação cabe à Comissão Executiva Nacional do partido.

 "Para a Rede, as avaliações devem levar em conta fatos concretos e o histórico de atuação dos seus membros. Acusações levantadas por adversários políticos, denúncias publicadas na imprensa sem a devida investigação e outras situações que não passaram por uma análise da Justiça são levados em conta de forma bastante cuidadosa, para garantir uma análise justa dos candidatos a filiação."

Ainda segundo a nota, a Rede afirma "que o vereador Luiz Eustáquio foi denunciado e teve suas contas julgadas pelo TCE. O resultado isentou o vereador, sendo reconhecida a responsabilidade do seu chefe de gabinete, responsável pelas contas. 
Ao tomar conhecimento desse fato, o vereador demitiu seu chefe de gabinete. O vereador ainda não foi notificado de ação movida pelo Ministério Público, mas estaremos atentos aos desdobramentos que venham a ocorrer." 

Em relação a Pedro Piccolo Contesini, segundo a nota da Rede, "não houve indiciamento e o processo foi arquivado por falta de provas".

"A Rede entende que a atuação política é campo polêmico e sabe que acusações fazem parte da realidade política brasileira. Porém, o partido não fará julgamentos sumários ou expurgos com base apenas em denúncias sem comprovação. Ética e honestidade são condutas imperativas para a Rede e saber avaliar e julgar essas condutas dessa mesma forma fazem parte da essência do partido", conclui a nota.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee