Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CEARÁ É RICO EM ÁREAS COM ÁGUAS SUBTERRÂNEA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 05, 2015   Sem Comentários

No Ceará, quatro regiões acumulam grande volume de água subterrânea: Chapada do Araripe, Serra da Ibiapaba,
Chapada do Apodi e o Grupo Barreiras e Dunas (no litoral). Essas localidades apresentam um solo sedimentar espesso, com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água, ao contrário do chamado embasamento cristalino, que predomina no Estado.


A explicação para que apenas algumas partes do Estado apresentem água subterrânea de forma sustentável, formando os aquíferos (composições de solo capazes de armazenar grande quantidade de água), está nos milhões de anos de formação geológica. 

“No Cariri, por exemplo, no passado existia um oceano. Tanto que sempre encontram fósseis lá”, explica a geóloga e analista em Gestão de Recursos Hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Claire Anne Viana de Sousa.

Na região, cidades como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha já são abastecidas por poços há anos. “Á agua que bate em cima da terra vem de todo o Ceará para o Cariri”, pontua Claire Anne. Conforme ela, nessas localidades, a vazão dos poços, individuais, chega a 100 metros cúbicos (m³) por hora.

Na Serra da Ibiapaba, de acordo com o diretor de Planejamento da Cogerh, Ubirajara Patrício, o solo é formado por arenitos, depositados ao longo dos anos com a chuva. “Não é tão promissor quanto no Cariri, porque já é um sedimento mais consolidado. Tem mais dificuldades de ter água subterrânea”

A água da chuva que chega nessa área tende a ir para o Piauí. Na faixa litorânea, onde há muita areia (a exemplo de formações como as das falésias de Canoa Quebrada), o acúmulo de água também é intenso.

Já na Chapada do Apodi, a área não é sedimentar, mas calcária. Ubirajara explica que cavernas de calcário foram se formando e, quando chove, acumula água. É o único caso no Ceará, e a grande vantagem é que a fonte está mais próxima da superfície. “A desvantagem é que seca mais rápido. A recarga desse aquífero é praticamente direta”, frisa.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee