Pages

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CANINDÉ; MISSA E PROCISSÃO MARCAM O FIM DOS FESTEJOS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 05, 2015   Sem Comentários

Valer-se de São Francisco das Chagas para superar as dificuldades, pedir que as chuvas cheguem ao Sertão ou uma casa para morar foram alguns dos motivos que levaram, nos últimos dez dias, milhares de católicos a Canindé (a 120 km de Fortaleza), para os festejos do santo. Ontem, encerramento da festa e dia oficial de homenagens a Francisco, milhares de fiéis ainda rezavam na Cidade por graças alcançadas.

A missa de encerramento da romaria foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, durante a manhã, para mais de três mil pessoas, conforme a organização. À tarde, uma procissão pelas ruas da cidade com a imagem do santo marcou o fim da festa. O governador Camilo Santana e o ex-governador Cid Gomes participaram do cortejo.

O governador discursou na celebração e ressaltou o esforço do Estado em garantir água à população cearense e prometeu “fortalecer” o turismo religioso na região.

Romeiros

Quem vai a Canindé em penitência parece necessitar apenas do mínimo. Maria de Sousa Lima, 69, que saiu do Maranhão com a filha e três netos, ficou alojada em um quarto alugado por quatro dias durante a romaria. Desenrolando uma das pulseirinhas amarradas ao redor da estátua do santo, Maria explicou à família: “Você desfaz três nós e tem direito a três pedidos”, dizia. “Eu quero é só saúde mesmo, para toda minha família”, pediu.

Para o frei Jonaldo Adelino, animador das novenas realizadas na Praça dos Romeiros, o ponto alto da festa é o “romeiro vir, ouvir a palavra e voltar para evangelizar”.

De acordo com a paróquia do município, desde o dia 24 de setembro, quando a festa começou, 370 pessoas trabalhavam para receber e orientar os que chegavam. A estrutura do Santuário de São Francisco para receber os católicos durante a festa contou com alojamentos para 7.500 pessoas e o abastecimento de água foi feito por 50 poços profundos e dez carros-pipa, conforme a paróquia.

Por conta das eleições, no próximo ano, a festa de São Francisco está marcada para o período de 6 a 16 de outubro. (Antônio Carlos Alves/Especial para O POVO)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee