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sábado, 3 de outubro de 2015

ALTERNATIVAS NA GREVE DOS BANCÁRIOS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 03, 2015   Sem Comentários

Os bancários do Ceará decidiram pela greve em Assembleia geral na última quinta-feira. 
Com paralisação prevista para começar na próxima terça-feira, dia 6, eles pedem reajuste salarial com reposição da inflação, melhores condições de trabalho e fim das demissões, entre outras reivindicações. 

Não é por isso, no entanto, que os clientes têm licença para não pagar suas contas. Os bancos, por obrigação, têm que continuar ofertando os serviços, mesmo que por meio de outros canais.

É possível, por exemplo, fazer uso de uma série de serviços usando o autoatendimento dos caixas eletrônicos, incluindo pagamento de boletos, transferências, depósitos e saques. O internet banking, opção de atendimento online, também pode resolver o problema. 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é possível fazer consultas de saldo e extrato, pagamento e agendamento de pagamento de contas, transferências, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, empréstimos e outros serviços.

As contas de consumo, como água, telefone e energia, podem ser pagas de várias formas. As possibilidades incluem pagamento pelo caixa eletrônico, telefone, correspondentes bancários (casas lotéricas, por exemplo), internet banking e pelo aplicativo do banco no celular. Também é uma opção deixar essas contas em débito automático.

É preciso atentar, no entanto, para os valores. Em alguns desses canais, há um limite na quantia que pode ser manuseada. O saque com cartão magnético em correspondentes bancários, por exemplo, permite apenas valores menores que R$ 1.000. Os saques noturnos em caixas eletrônicos, por sua vez, não podem ultrapassar a faixa de R$ 300.

No caso de precisar ser atendido em uma unidade bancária, é aconselhável ligar para a central de atendimento do banco, que irá informar em que unidades há bancários em atividade.

Garantia dos direitos

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, é assegurada a prestação adequada e continuada de serviços por parte do banco, independente de estar em período de greve. Por isso, caso o cliente não consiga atendimento por meio dos canais disponíveis, ele deve procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Cláudia Santos, diretora geral do Procon Fortaleza, orienta que alguns cuidados são necessários quando o consumidor for fazer uma reclamação. Recomenda-se anotar o número do protocolo, horário em que entrou em contato com a empresa e, sempre que possível, recolher provas de que o serviço procurado não foi ofertado mesmo após a solicitação.

Em caso de perda do prazo de algum pagamento, por exemplo, quando foi negada ao cliente a possibilidade de usar o serviço, ele não pode ser cobrado por juros e multa decorrentes disso e tem o direito de negociar o prazo. Caso o serviço tenha sido disponibilizado, no entanto, o banco não tem obrigação de ceder nessa negociação.

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