Pages

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PESQUISA;SOFTWARE DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PREVÊ PERDA DE VOLUME INFILTRADO EM RIOS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, setembro 17, 2015   Sem Comentários

O software busca contribuir com a otimização de gerenciamento dos recursos hídricos, em especial na Região do Cariri.Criado na Universidade Federal do Cariri, um software que prevê situações de perda de volume nos rios foi o resultado final de uma pesquisa com duração de dois anos e meio. O desenvolvedor é capaz de simular a dinâmica da superfície de um rio, a infiltração e o armazenamento da água no lençol freático. 


Selecionado dentre 800 trabalhos, o projeto será apresentado durante a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O projeto, intitulado “Modelo computacional para a gestão hídrica de rios em bacias semiáridas”, será apresentado pelo estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri, Wandson de Freitas Pereira. O trabalho será exposto em mesa redonda que acontecerá na próxima quinta-feira, a partir das 16 horas. Além da modalidade, o artigo foi apontado entre os 21 melhores trabalhos, com direito a certificado de honra ao mérito.

De acordo com o orientador do projeto, o professor Luiz Alberto Ribeiro Mendonça, o diferencial do estudo para outros já realizados neste campo é a conexão entre os fluxos hídricos da superfície e do subterrâneo. Os softwares existentes trabalham com a água superficial ou com a subterrânea de forma isolada. 

Fizemos um trabalho para conectar as duas partes. Teve um estudo anterior, do professor Alexandre Cunha Costa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que foi uma tese desenvolvida na Alemanha. Trabalhamos o software em cima deste estudo e fizemos ajustes no modelo dele", explicou o docente.

O software busca contribuir com a otimização de gerenciamento dos recursos hídricos, em especial na Região do Cariri: “Temos a possibilidade de maior controle da gestão, ao simular os processos, o que nos possibilitará prever como se comportará a vazão em situação específica”, diz Wandson Freitas. 

Foram analisados o Riacho São José, com extensão de 700 metros, percorrendo as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, e a sub-bacia Patos-Cariús-Iguatu, com extensão de aproximadamente 60 km. Os aquíferos ou lençóis freáticos ligados a estes rios, por sua vez, são divididos entre aquífero superior, localizado na Chapada do Araripe; aquífero mediano, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e aquífero inferior, situado no município de Mauriti.

Em ambas situações, o programa tem a capacidade de mensurar o pico de vazão em diferentes trechos dos rios e estimar, por exemplo, qual a perda de água da superfície dos rios para o lençol freático. Conhecer tal relação pode facilitar a gestão hídrica, em especial, no semiárido, onde a perda de água é maior do que nas outras bacias brasileiras.

O projeto
Desenvolvido desde 2013 e financiado pelo CNPq, o projeto conta com uma equipe de autores. Wandson Freitas, além de estudante de Engenharia Civil, é graduado em Sistemas da Informação, formação que lhe possibilitou “contribuir significativamente ao levar o conhecimento de perfil acadêmico, com o nível de informação técnico-científica, para entendimento ao senso comum”, resume o professor orientador Luiz .

O professor, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Luiz Alberto, também orientou a tese que serviu de base para o desenvolvimento do modelo computacional, intitulada “Trocas hídricas entre rio e aquífero em duas litologias distintas do semiárido brasileiro”, produzida por Sávio de Brito Fontenele, que faz parte do rol de autores. Assinam ainda o artigo selecionado para a Soea o professor e ex-estudante da UFCA, Antonio Italcy de Oliveira Junior, e o bolsista Humberto Araújo Filgueira Júnior.
O POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee