Pages

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CEARÁ; 80% DOS MUNICÍPIOS DEPENDEM DO CARRO PIPA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 16, 2015   Sem Comentários

Com 37 municípios cearenses incluídos na Operação Carro-Pipa, empreendida pelo Exército Brasileiro, o Estado passa a ter 79,3% das cidades com abastecimento hídrico feito por carros-pipa. 

O anúncio, do Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Ceará, incluiu municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Aquiraz e Pindoretama, à lista de 109 cidades em que circulam 1.384 carros-pipa na zona rural, atendendo 922.092 pessoas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, explica que, passada a quadra chuvosa, a necessidade dessa “ação emergencial” tende a aumentar e adianta que outros 15 municípios devem se somar, em breve, à lista - totalizando 161 cidades.

A operação nos municípios recém-incluídos está em fase de reconhecimento, de acordo com a assessoria do Exército. Nesse período, as comunidades e pessoas que passarão a ser atendidas são listadas, bem como é indicado ao Exército qual será a fonte de água a ser utilizada para o abastecimento. 


Conforme Vanuzia Assunção, coordenadora de Recursos Hídricos da Prefeitura de Aquiraz, o prazo de início do atendimento não foi estabelecido.

O Exército explica que “a frota atualmente contratada não tem capacidade para atuar nos novos municípios” e que será acionado o “Ministério da Integração Nacional (MI) a fim de que sejam descentralizados recursos (financeiros) para implantação do abastecimento”.

Com cerca de 25 comunidades abastecidas por carros-pipa da prefeitura, Aquiraz espera que a operação ajude nesse suprimento, afirma a coordenadora.

Sem ter notícia de período em que a estiagem tenha castigado tanto, a agricultora Neide Amorim, 52, espera que os carros-pipa cheguem logo. “A água que vem uma vez por semana quase não dá para os sete dias. A gente tem de escolher quem toma banho”, relata.

Em Farias Brito, a 475 quilômetros de Fortaleza, a situação, conforme João Frutuoso, secretário da Agricultura do município, é ainda pior. “Só temos um carro que abastece como pode as comunidades. O resto da água é dos poços, que estão secando. Os carros-pipa têm sido esperados como a salvação”, salienta.

A inclusão de cidades mais próximas ao litoral, em que o volume de chuva foi maior, é explicado pelo secretário devido à imprecisão na medição das precipitações, feita em geral nas sedes. “Atualmente, 32 municípios cearenses , alguns do Litoral como Beberibe e Cascavel, têm zonas com características que se assemelham ao semiárido e já pleiteam fazer parte dessa região”, afirma.

Luto

Os funcionários da obra fizeram, na manhã de ontem, um “momento de luto” em memória do colega. 

“Os trabalhadores exigem que as empresas tomem providências de segurança de trabalho. Temos mais de 50 empresas contratadas para execução da obra, que é extensa”, citou o presidente do Sintramonti, Evandro Pinheiro.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee