Pages

terça-feira, 4 de agosto de 2015

BALANÇO DO MAIS MÉDICOS SE TORNA ATO POLÍTICO EM APOIO À PRESIDENTE DILMA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, agosto 04, 2015   Sem Comentários

Com a presença maciça de integrantes do governo e participantes do "Mais Médicos" na plateia, o balanço do programa nesta terça-feira se tornou um ato político de apoio à presidente Dilma Rousseff, num momento de baixa popularidade. 

Aplausos demorados e gritos de “Dilma” fizeram parte dos cinco discursos que antecederam a fala da presidente, que também foi ovacionada. Ela dirigiu um agradecimento especial aos médicos cubanos, arrancando palmas dos presentes.

— Médicos cubanos que deram mostras de solidariedade, profissionalismo, atendimento absolutamente humanizado. Eu queria agradecer e dizer que vocês estreitaram as relações entre o Brasil e Cuba — destacou a presidente.

Dilma voltou a falar em “humildade”, termo que vem sendo usado pela mandatária desde que a crise se agravou no governo, para falar das conquistas obtidas com o programa "Mais Médicos".

— O governo tem a humildade de reconhecer que essas conquistas são fruto de algo que tem um imenso valor, são fruto da nossa ação conjunta, da nossa parceria, da cooperação ,entre variados níveis da federação, porque os estados federados também deram a sua contribuição — afirmou Dilma.

Durante cerimônia para comemorar os dois anos do programa, o governo anunciou a criação de mais três mil bolsas de residência médica. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o "Mais Médicos" tem cumprido o objetivo para o qual foi criado.

— Depois de 27 anos da criação do Sistema Único de Saúde, temos finalmente o direito à atenção básica garantido a todos os brasileiros e brasileiras — disse Chioro.

O balanço apresentado pelo governo mostrou que o "Mais Médicos" levou 18.240 médicos a 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O número de beneficiados chega a 63 milhões de pessoas.

Das novas bolsas de residência anunciadas, 75% são para Medicina Geral de Família e Comunidade, que atuam em programas de atenção básica. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade na concessão das bolsas, em um processo de interiorização do ensino médico no país.

As bolsas são ofertadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas - Pró-Residência. Das três mil, duas mil serão financiadas pelo Ministério da Saúde e mil pelo Ministério da Educação.

CADASTRO DE ESPECIALISTAS

Durante a cerimônia, a presidente também assinou o decreto com as diretrizes para criação do Cadastro Nacional de Especialistas, que servirá de subsídio para a elaboração do programa Mais Especialidades, promessa da presidente na campanha para a reeleição. Previsto na lei do programa Mais Médicos, o cadastro reunirá informações de todos os médicos especialistas registrados no país.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, já se sabe, pelas informações disponíveis, que oftalmologia e ortopedia são algumas das áreas que deverão ser priorizadas no Mais Especialidades. No entanto, destacou o ministro, é preciso ter um mapa completo de onde os especialistas se formam, atuam e em quais ramos da medicina.

— O Cadastro de Especialistas será um dispositivo importante para pensar as decisões estratégicas para a formação de especialistas nas próximas décadas —disse Chioro.

Em 120 dias, o governo colocará o Cadastro de Especialistas no ar, para que as entidades certificadoras prestem as informações necessárias. Antes disso, o Conselho Nacional de Educação fará um ajuste nas nomenclaturas de especializações para buscar um padrão dentro de critérios estabelecidos.

METAS

A meta do "Mais Médicos", que também prevê ações de expansão do ensino, é elevar o índice do Brasil, de 1,8 médicos por mil habitantes, para 2,7 profissionais por mil habitantes até 2026.

Com uma plateia formada por médicos que participam do programa e por integrantes do governo, Chioro foi aplaudido várias vezes durante o discurso. Ele ressaltou o esforço da presidente Dilma Rousseff para implantar o expandir o programa "Mais Médicos".

Discursando depois dos ministros da Saúde e da Educação, Ana Luíza Lima, estudante de Medicina na cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, lembrou de um trecho do discurso da presidente Dilma Rousseff, logo que assumiu seu primeiro mandato como presidente, de que os pais poderiam então olhar para suas filhas e dizer que elas podiam ocupar o cargo mais importante do país.

— No Brasil de hoje a neta de um agricultor do interior do Nordeste ou de qualquer região do país já pode sonhar em ser doutora — disse a estudante, afirmando estar realizando seu maior sonho.

O discurso desencadeou um grito pró-Dilma na plateia: "Olê, olê, olá, Dilma, Dilma". No fim de sua fala, a estudante emendou:

— Coragem, presidenta Dilma. Estamos certos de que nada nos impedirá de sonhar.

Participante do "Mais Médicos", Everton Luiz Rodrigues Ferreira, outro profissional que discursou na cerimônia de Dilma, elogiou o programa, lembrando a resistência que a iniciativa enfrentou no início, mencionando setores “conservadores”.

— Frente a todos os debates, a favor ou contra o Mais Médicos, a população usuária do SUS já havia entendido que seria a grande beneficiária — afirmou.

Prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Maguito Vilela (PMDB), elogiou a “coragem cívica” da presidente Dilma Rousseff para adotar o programa Mais Médicos.

— A presidente Dilma teve a sensibilidade de ver esse programa com bons olhos, que hoje está consolidado em todos o país, é justo e atende as camadas mais sofridas da nossa sociedade.

— De nada adiantaria isso, se não fosse a coragem cívica da presidente Dilma de adotar esse programa.

A cada elogio rasgado à presidente Dilma Rousseff, a plateia aplaudia com entusiasmo e gritava palavras de ordem. Além de integrantes do governo, integrantes do "Mais Médicos" participaram da cerimônia, que se tornou um ato politico em meio à baixa popularidade da presidente.

AGRADECIMENTO A MÉDICOS ESTRANGEIROS

A uma plateia formada em grande parte por médicos cubanos e brasileiros que estudaram em Cuba, a presidente Dilma Rousseff agradeceu a participação dos profissionais daquele país.

- Quero fazer uma agradecimento a todos os médicos que vêm de fora, dos outros países, participar de forma solidária conosco. Tenho obrigação de me referir à participação dos médicos cubanos, que deram mostra, junto com o governo cubano, de solidariedade, profissionalismo e atendimento absolutamente humanizado. Quero agradecê-los e dizer que vocês estreitaram as relações entre Brasil e Cuba. Essa relação está distribuída por todo o território nacional - discursou Dilma.

Ela iniciou sua fala lembrando que, quando o governo anunciou que criaria o Mais "Médicos", recebeu reiteradamente o conselho de desistir do programa, que contou com oposição maciça da classe médica no Brasil. Ela creditou as críticas à desinformação sobre o programa. - Logo depois que falamos que íamos lançar e que começaram as críticas recebi vários conselhos para interromper o programa.

Eram sistemáticos os conselhos que diziam: "nós vamos ficar muito mal com os médicos". Era uma frase estranhíssima. Como poderíamos ficar mal com os médicos, se estávamos lançando um programa chamado "Mais Médicos"? Havia um desconhecimento básico quanto ao sentido do programa - disse.

A presidente afirmou que o programa foi absorvido pelos médicos brasileiros, já que na segunda fase do programa, este ano, 100% das vagas foram preenchidas por profissionais nascidos no país. Dilma encerrou seu discurso agradecendo pelas longas jornadas cumpridas pelos médicos do programa.- Fico realizada em saber que vocês estão presentes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Me disseram que se tiver uma criança com asma de noite, uma mãe em trabalho de parto, vocês dariam uma força de madrugada. Agradeço não só pelo horário que vocês cumprem, mas também pela generosa acolhida que vocês dão - disse Dilma, bastante aplaudida.OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee