Pages

sexta-feira, 31 de julho de 2015

GUIMARÃES: "PARALISAÇÃO DAS PREFEITURAS É UM DESSERVIÇO AO CEARÁ E AO BRASIL"

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 31, 2015   Sem Comentários


Informações extra oficiais, por outro lado, dão conta de que a adesão está abaixo das expectativas. Fortaleza não aderiu, bem como a maioria dos grandes municípios do Estado.
A paralisação de grande parte das prefeituras cearenses para pressionar o governo federal a liberar mais recursos é considerada um "desserviço ao Ceará e ao Brasil", na opinião do deputado federal José Guimarães, líder do governo na Câmara. Guimarães se mostrou indignado com esse movimento, da Aprece - Associação dos Municípiosdo Ceará, que tem na vice presidência o prefeito de Mauriti, Evanildo Simões, filiado ao Partido dos Trabalhadores. 

Segundo Guimarães, Evanildo é um dos prefeitos que mais recebe recursos e apoio do governo federal. Para Guimarães, boa parte dos prefeitos envolvidos com esse movimento quer pegar o FPM para fazer farra fiscal ao invés de tentar melhorar a arrecadação própria e organizar o funcionamento dos serviços públicos. Guimarães avaliou ainda que a adesão do prefeiro de Mauriti ao movimento é inoportuna e fere frontalmente a linha de diálogo que vem sendo desenvolvida pelo governador Camilo Santana (PT), que em seis meses de governo já recebeu mais de cem prefeitos para debater e ajudar a resolver as dificuldades dos municípios.

O prefeito de Mauriti disse que o objetivo é chamar para o debate o Governo Estadual e Federal para uma análise da crise municipal que está afetando a grande maioria dos municípios brasileiros e que deverá ser entregue uma "Carta Em Defesa dos Municípios Cearenses" ao governador Camilo Santana e a presidente Dilma Rousseff.

O líder do governo destacou ainda que a maioria dos prefeitos do PT não aderiu à mobilização. Missaõ Velha, Assaré, Ararendá, Barbalha, Forquilha, Sobral, Jaguaruana, Itapipoca, Ararendá, Limoeiro do Norte, Crateús e Senador Pompeu, todas do PT, já confirmaram não participar do movimento. No Cariri, os maiores municípios, Crato e Juazeiro, também não participam. 

O líder do governo informou ainda que no esforço de ajudar os municípios o governo federal está estudando a criação de novas linhas de financiamento para a saúde, uma das maiores dificuldades das prefeituras. Esta semana, o ministério da Saúde liberou R$ 143,2 milhões aos estados e municípios para cirurgias eletivas. Para o Ceará estão destinados R$ 5.838.031,33. A prefeitura de Fortaleza também não deriu à mobilização.

Até agora, segundo a APRECE, cerca de 100 prefeituras, do total de 184, paralisaram os serviços. Mas, informações extra oficiais dão conta que a adesão está aquëm das expectativas da APRECE. A paralisação das prefeituras acontece durante todo o dia de hoje. Coincidentemente, no mesmo dia em que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy e o ministro da Saúde, Arthur Chioro vêm ao Ceará.

O ministro da Saúde deverá ir a Sobral, visitar o Hospital Regional, na companhia do governador Camilo Santana e também deverá conhecer Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas. Arthur Chioro deverá anunciar aumento do repasse de recursos para a àrea de saúde. 

O ministro Joaquim Levy, da Faznda, participará das comemorações dos 63 anos do BNB e visitará a siderurgica e o Porto do Pecém. À noite, deverá ter um jantar com a bancada de deputados federais e senadores do Ceará. Esta é a primeira vez que o ministro da Fazenda vem ao Ceará.2/47

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee