Pages

quarta-feira, 13 de maio de 2015

PROPOSTA DA REFORMA POLÍTICA PREVÊ VOTO DISTRITAL E MANDATO DE DOIS ANOS PARA PREFEITOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 13, 2015   Sem Comentários

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou nesta terça-feira (12) o relatório sobre as Propostas de Emenda à Constituição da Reforma Política, e provocou divergência na maioria dos 32 parlamentares que integram a Comissão Especial da Reforma Política.

O projeto começa a ser votado na Câmara no próximo dia 25 de maio e prevê as seguintes mudanças: a votação será distritão, e os mais votados serão eleitos; não haverá mais coligações; o prefeito eleito em 2016 terá mandato de apenas dois anos, porque em 2018 haverá eleições gerais.

Deputados da região Nordeste, que integram o colegiado, discordaram sobre vários pontos do substitutivo, como as questões que envolvem os sistemas eleitorais ‘distritão’ e distrital misto, além do financiamento de campanha.

O relatório propõe eleições simultâneas para todos os cargos a cada cinco anos – atualmente, há eleições a cada dois anos (para prefeitos e vereadores; e para presidente, governadores, senadores e deputados).

Para se permitir a coincidência, haveria uma etapa de transição pela qual, na próxima eleição, prefeitos e vereadores teriam um mandato de somente dois anos. 

Esta eleição seria, no entanto, segundo Castro, a última em que os eleitos poderiam ser reeleitos, podendo permanecer ate sete anos no poder.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee