Pages

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CEARÁ;SANGUE DE PACIENTES COM SUSPEITA DE ZIKA VÍRUS SERÁ ANALISADO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 22, 2015   Sem Comentários


Objetivo é investigar presença do Zika Vírus no Ceará. Nenhum caso da doença foi confirmado até agora no Estado, mas infectologistas dizem que há indícios de o vírus já estar em circulação

Amostras de sangue de 100 pessoas possivelmente infectadas pelo Zika Vírus serão encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, na próxima segunda-feira, 25. A coleta - realizada no Hospital São José, unidade de referência para infectologia no Ceará -, começou quarta-feira, 20, e termina hoje. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde (Sesa), é saber se a doença está circulando no Estado.

A enfermidade, recentemente registrada no Nordeste, não teve nenhum caso confirmado no Ceará até agora. O Ministério da Saúde (MS) divulgou a ocorrência de oito pacientes na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. Infectologistas ouvidos pelo O POVO, entretanto, apontam o forte indício do Zika Vírus já ter chegado ao Estado. 

Semelhante à dengue e transmitida pelo mesmo inseto, o Aedes aegypti, a doença provoca dores no corpo, febre e manchas avermelhadas.

No São José, a quantidade de pacientes com sintomas similares aos do Zika Vírus triplicou, conforme o médico Érico Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. 

“Não é uma doença perigosa - pelas informações que temos de outros surtos no mundo. Os pacientes tendem a se recuperar sem sequelas. Assim tem acontecido com quem nos procura. Mas - a despeito de ser uma doença desconhecida - precisamos saber de perto se é mesmo Zika. É preciso investigar para ter certeza do vírus que circula no Estado”, defende Érico.

A presença do vírus foi apontada pelo Instituto de Ciência da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Por meio da técnica RT-PCR, os pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi identificaram a doença em sangue de pacientes de Camaçari (BA). Para confirmar os casos cearenses será preciso enviar 100 amostras para o Instituto Evandro Chagas - unidade de referência para detecções do tipo no Norte e no Nordeste.

O infectologista Anastácio Queiroz afirma que, apesar de não existirem casos confirmados no Ceará, os quadros são “muito sugestivos”. A doença, ele explica, não é grave, mas é incômoda por provocar dores no corpo e nas articulações, febre e manchas avermelhadas - mais ásperas que as identificadas em pacientes de dengue. 

Com sintomas parecidos, as duas doenças podem ser confundidas. Os sintomas do Zika Vírus, entretanto, são menos agressivos e tendem a desaparecer mais rápido. Além disso, segundo Anastácio, o exame para detecção de dengue pode ser positivo quando aplicado em pacientes com Zika Vírus, “pois são doenças do mesmo grupo”.

Saiba mais

O Zika Vírus é disseminado por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. As duas doenças, que são do mesmo grupo, têm sintomas parecidos.

O Zika é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania. A possibilidade levantada pelos pesquisadores baianos, que detectaram a doença no Nordeste, é de a doença ter chegado ao Brasil durante a Copa do Mundo.

Nas Américas, o Zika Vírus já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014. Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália.

Eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti é o meio de prevenção mais eficaz para as duas doenças.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee