Pages

terça-feira, 3 de março de 2015

LISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL COM NOMES DE POLÍTICOS ENVOLVIDOS GERA TENSÃO EM ALIADOS E OPOSITORES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 03, 2015   Sem Comentários


O senador Eunício Oliveira, líder do PMDB, prega cautela sobre a divulgação. De acordo com o parlamentar, é necessário aguardar quais são os nomes envolvidos.
Parlamentares da Câmara Federal e do Senado se mostram cautelosos sobre publicação dos nomes de políticos que estariam envolvidos nos crimes investigados pela Operação Lava Jato. Lista deve ser divulgada nesta quarta
Os momentos finais que antecedem a divulgação da lista com os nomes dos políticos supostamente envolvidos em casos de irregularidades em contratos da Petrobras são de muita apreensão. 

Os parlamentares, sejam eles da base ou da oposição, ainda não sabem como o conteúdo do documento a ser entregue no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá interferir nas esferas de poder, tanto no âmbito legislativo quanto executivo.

Aguardada para dar andamento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional, a informação do procurador com os nomes deverá ser divulgada até a próxima quarta-feira, 4.

Parlamentares da situação e de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), na Câmara Federal e no Senado, usam da cautela para opinar sobre as consequências políticas que a divulgação da lista poderá acarretar no cenário político nacional. 

Conforme publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, Janot estaria sofrendo assédio dos parlamentares para saber se seus nomes estariam na relação completa.

Para o deputado federal de oposição à presidente Dilma, Raimundo Gomes Matos (PSDB), a divulgação dos nomes é uma “incógnita”, por não saber ainda qual peso a revelação acarretará sobre as casas legislativas. 

“A grande incógnita é saber qual peso que esses representantes têm na Câmara Federal e no Senado em termos de composição de Mesa, em termos de liderança de partido. Se efetivamente eles fazem parte do baixo ou do alto clero”. Segundo ele, o cenário político nacional poderá ser modificado diante do novo momento das investigações.

O senador Eunício Oliveira, líder do PMDB, prega cautela sobre a divulgação. De acordo com o parlamentar, é necessário aguardar quais são os nomes envolvidos. “Ninguém sabe como vem e de que forma vem”, disse. Eunício acredita que os desdobramentos da Operação Lava Jato, ao lado da pressão popular, poderão mudar para a postura do Congresso.

O deputado federal Chico Lopes (PC do B) afirma que o escândalo investigado pela Operação alimenta o descrédito da população em relação aos políticos em geral. Para o deputado comunista, é necessária uma reforma política, principalmente em relação ao financiamento de campanha, para evitar novos casos semelhantes.

O líder do PDT na Câmara Federal, deputado André Figueiredo, argumentou que deverão ser averiguados não só os casos recentes de corrupção envolvendo a estatal, mas também os antigos que ainda não foram investigados. O pedetista alegou que a oposição trabalha sob a hipótese de não ter nenhum nome na lista do procurador. “Independente se for de oposição ou situação, devem ser punidos”, disse.

Líder do Pros na Câmara, o deputado Domingos Neto informa que é preciso ter garantias e clareza do nível de envolvimento dos nomes que serão citados do relatório do procurador Janot.

Números

R$ 10 bi,foi o valor movimentado no esquema, de acordo com a PF

35 Número,aproximado de políticos supostamente envolvidos

Frases

''NINGUÉM SABE COMO VEM E DE QUE FORMA VEM. A DIVULGAÇÃO DA LISTA VAI MUDAR MUITO O CONGRESSO. AS RUAS ESTÃO ATENTAS AOS MOVIMENTOS”.
Eunício Oliveira, senador da República (PMDB)

''A GRANDE INCÓGNITA É SABER QUAL PESO QUE ESSES REPRESENTANTES TÊM NA CÂMARA FEDERAL E NO SENADO EM TERMOS DE COMPOSIÇÃO DE MESA E LIDERANÇA DE PARTIDO”Raimundo Matos, deputado federal (PSDB)

Saiba mais

Em relação ao processo de impeachment pregado contra Dilma Rousseff (PT), André Figueiredo (PDT) afirma que a presidente só poderia sofrer esse processo caso houvesse algo comprovado envolvendo o nome dela ao esquema irregular, o que não há até o momento.

O deputado Domingos Neto (Pros) informa que, além da CPI, realizada pelo Congresso Nacional, após a divulgação dos nomes o Conselho de Ética da Casa deverá iniciar o processo disciplinar.

A revelação dos nomes deverá ocorrer após decisão do ministro Teori Zavascki, relator do caso no STF. A expectativa é que os pedidos de investigação contra os suspeitos cheguem ao STF até a noite desta terça-feira, 3.

Divulgação da lista com nomes de acusados

Quando: nesta quarta-feira, dia 4.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee