Pages

terça-feira, 10 de março de 2015

FORTALEZA;COMÉRCIO DE DIVERSAS ESPÉCIES DE TUBARÕES É REGISTRADO POR INTERNAUTAS NO MUCURIPE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 10, 2015   Sem Comentários



O motorista informou que a foto foi registrada nas proximidades da Av. Abolição e que ele seguiu até o Mercado São Sebastião. Um outro caso, ainda mais curioso foi registrado no Mucuripe, onde às 5h da manhã um comércio de tubarões oferecia animais de diversas espécies.
Um internauta enviou, por meio da ferramenta VC Repórter/Whatsapp, a imagem do motociclista transportando um tubarão.

A imagem do motoclista foi registrada na manhã da última sexta-feira (6), dia de muita chuva na Capital. O internauta relatou que diversos carros que passavam pela moto jogavam lama em cima do animal. "Só identifiquei como sendo tubarão depois de passar por ele", relatou o internauta.

O engenheiro de pesca do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuel Furtado, afirmou que o animal é chamado de Tubarão Charuto. Sua aparição é comum no litoral cearense, principalmente em época de chuva. 

"O animal da foto que teve suas barbatanas e a cabeça arrancada deve pertencer ao mesmo grupo que registrei napraia do Mucuripe, na manhã na última sexta-feira. Fotografei quatro destes charutos de tubarão sendo comercializados às 5:30 da manhã na areia da praia", relatou o engenheiro.

Segundo o profissional, o desembarque de tubarões na praia do Mucuripe ocorre frequentemente, quase toda semana. Os animais são pescados no alto mar e trazidos para serem comercializados na praia próximo aos boxes da Beira Mar. Na mesma manhã, ele registrou a presença de tubarão-tigre de poucos meses.

Ele também registrou imagens de 18 cações-frango - uma espécie que pode chegar perto da costa nesta época de chuvas, mas como o tubarão-azul capturado em janeiro, não representa nenhum perigo a surfistas e banhistas. Segundo o professor, a comercialização desses animais não é proibida por não pertencer a lista de animais que estão em extinção.

Saúde Pública

Em contato com a Célula de Vigilância Sanitária (Cevisa) da Prefeitura de Fortaleza, o Coordenador de produtos de carnes e serviços Veterinários, Marcondes Chaves Gomes, informou que o Mercado São Sebastião faz parte da área de fiscalização do órgão, mas não recebeu nenhuma ocorrência referente ao transporte irregular de cargas.

Em caso de denúncias, o órgão pode apreender o material e levar para análise. Após identificação da carne, se for identificada como própria para o consumo humano, a carga é doada para instituições de caridade e, sendo imprópria, ela é enviada para incineração.
PORTALVERDESMARES



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee