Pages

sexta-feira, 6 de março de 2015

CEARÁ; MINISTÉRIO REGISTRA AMEAÇAS E MEDO EM CONJUNTOS HABITACIONAIS DO MINHA CASA MINHA VIDA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, março 06, 2015   Sem Comentários


O escarlate dos tijolos do conjunto habitacional Vila do Mar I, no bairro Álvaro Weyne, pincela a realidade violenta do lugar - chamado pelos moradores de “Comando Vermelho”. Ameaças como “vai morrer” estampam paredes de residências e apavoram. 

A insegurança em determinados residenciais que, assim como o Vila do Mar I, foram construídos a partir de recursos do Minha Casa, Minha Vida, é realidade também em conjuntos de outros 15 estados. No Ceará, Fortaleza e Sobral são municípios com conjuntos que sofrem com a criminalidade - como o comando do tráfico de drogas.

De abril do ano passado até hoje, foram 164 denúncias do tipo nesses locais. Procurado pelo O POVO, o Ministério da Justiça, que compila as estatísticas, informou que, por enquanto, dados referentes às investigações no Ceará não serão divulgados. Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo também estão na lista.

Balanço semelhante foi solicitado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, para onde é encaminhado o resultado das investigações. A pasta comunicou não poder fornecer os dados por mudanças no sistema.

Não há projeto que garanta a segurança dos beneficiários após a entrega das moradias, conforme a Secretaria das Cidades. A assessoria do órgão disse que a segurança “fica sob responsabilidade dos condôminos” e que as residências recebem a mesma atenção policial que o restante da cidade.

Já a Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) informou que, pelo menos na Capital, ações sociais como capacitação são feitas nos conjuntos. No Vila do Mar I, na última quarta-feira, 4, quando O POVO esteve no local, moradores se calaram. A equipe foi alertada por alguns homens: “aqui, ninguém vai falar nada”. E a lei do silêncio imperou.

Igualdade

Segundo o Relações Públicas da Polícia Militar, coronel Andrade Mendonça, não há “registros de grandes ocorrências” no Vila do Mar I. Sobre a atenção policial recebida pela região, ele afirmou que “não existe, por parte da PM, nenhuma distinção de área”. A assessoria da Polícia Civil informou, em nota, que “não há registros de ocorrências policiais referentes a milícias ou facções criminosas em conjuntos habitacionais no Estado”.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee