Pages

domingo, 8 de fevereiro de 2015

GUARACIABA DO NORTE; ALUNOS SÃO TRANSPORTADOS COMO GADO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, fevereiro 08, 2015   Sem Comentários

Seja de ônibus, van, barco ou até bicicleta, todo estudante da Educação Básica que mora em área rural ou distante de sua escola tem direito ao transporte gratuito e de qualidade.
Porém, o número de alunos que utilizam transporte escolar corresponde a pouco mais de 17% do total de matriculados. 

Além disso, 66% dos veículos utilizados para o transporte escolar em área rural comprometem a segurança e a qualidade do serviço oferecido, segundo pesquisa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). 

O resultado é que acidentes com alunos, muitas vezes fatais, conti¬nuam a ocorrer. Para piorar, as grandes distâncias das áreas rurais e a má qualidade das estradas aumentam os custos, que recaem, em grande parte, sobre os municípios. 

O resultado é que o caminhão ''''pau de arara'''' e as longas horas de viagem ainda fazem parte do cotidiano escolar de muitas crianças nos tortuosos caminhos que as levam até as escolas brasileiras. 

DESCASO EM GUARACIABA DO NORTE-CE 

É isso o que ocorre em Guaraciaba do Norte na região da Ibiapaba, onde diariamente centenas de alunos são jogados em carrocerias lotadas de caminhões lotados e viajam quilômetros em pau de arara, causando temor e preocupação, como no Sitio Buraco d”agua, onde os estudante são transportados até o distrito de Morrinhos em um único carro. 

Sentados em bancos rústicos de madeira e sob uma lona improvisada na carroceria, muitas crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 16 anos reclamam de dores nas costas, cansaço e fadiga devido a viagem desconfortável. 

Nos últimos dias os estudantes tem levado até chuva no transporte aberto, chegando molhados na escola. Um descaso total que se repete em outras comunidades da área rural. 

Segundo relatos, algumas crianças chegam a desistir de ir a escola, outras são levadas de moto pelos responsáveis. Os pais dos alunos do Sitio Buraco d’agua reclamam da superlotação e pedem ao prefeito Regivaldo Cavalcante (PROS) que proporcione um transporte decente e seguro para os alunos de Guaraciaba, onde a quantidade de ônibus circulando é insuficiente para atender a demanda do transporte escolar. 

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2012, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), 8,68 milhões de alunos utilizam transporte público escolar para chegar aonde estudam. Isso representa 17,2% do total de 50,54 milhões de alunos matriculados. A grande maioria - 5,76 milhões de estudantes - é transportada de ônibus. 

Desde 2005, o FNDE e a UnB vêm fazendo em todo o país a pesquisa Transporte Escolar Rural, que avalia a qualidade do transporte escolar e levanta seus principais problemas. "Hoje, o que mais há são veículos inadequados para o transporte dos alunos", conta Willer Carvalho, engenheiro que coordenou a pesquisa. 

Segundo ele, é comum a falta de cintos de segurança, o uso de caminhões adaptados e de veículos muito velhos. Os dados da pesquisa mostram que 70% da frota que atende os alunos em todo o país têm entre 10 e 20 anos. 
Ubajara Notícias 
Fonte: Ibiapaba Agora

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee