Pages

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FIES; GOVERNO INSISTE EM 450 PONTOS NO ENEM PARA FINANCIAMENTO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 11, 2015   Sem Comentários

O secretário - executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, defendeu ontem um novo modelo para oferta de custeio pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Ele declarou, em Brasília, que a pasta “não abre mão” de uma pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o acesso ao programa. 

No final do ano passado, uma portaria do MEC passou a exigir nota de 450 pontos no Enem como uma das condições para o estudante obter o contrato. A exigência e a redução do fluxo de pagamento às mantenedoras geraram fortes críticas do setor.

No final de janeiro, o sistema do Fies foi reaberto para aditamento de contratos em vigor. A previsão é que até o final deste mês, o site do financiamento esteja disponível para novos contratos. 

A defesa de um novo modelo de oferta dos contratos, que segue os moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), esquema online reunindo vagas em instituições públicas, foi feita pelo secretário-executivo em seminário da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Segundo ele, a ideia de criar um sistema único para oferta de contratos do Fies vai melhorar a oferta de vagas aos estudantes interessados em obter o financiamento estudantil. “Não é limitador (o modelo em estudo). Ele otimiza a oferta de vagas”, disse Costa. 

A pontuação mínima de 450 já existe no Enem para acesso ao Fies. Esse já é o desempenho exigido para obter bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Catástrofe”

O presidente da Abmes, Gabriel Rodrigues, apontou a “falta de recursos” das instituições diante das mudanças: “O problema existe e precisamos encontrar uma solução, senão será uma catástrofe”, advertiu Rodrigues.

Argumentou que a alteração nas regras do Fies afeta a ”bandeira” defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff de ampliar o acesso ao ensino superior.

Atualmente, segundo o secretário-executivo do MEC, 20,1% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade estão cursando ou já concluíram graduação. Instituições relataram problemas no processo de continuidade dos contratos.

Desde o final do mês passado, o MEC reabriu o site do Fies para aditamentos de contratos. Mas o sistema não está autorizando contratos cujo reajuste de mensalidades de um ano para outro foi acima de 4,5% centro da meta de inflação no período. (da Folhapress)

70% é quanto pode chegar o faturamento das faculdades com o financiamento

20,1% é a participação de jovens entre 18 e 24 que fizeram ou estão matriculados.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee