Pages

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CHOVE EM MAIS DE 135 MUNICÍPIOS DO ESTADO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, fevereiro 24, 2015   Sem Comentários

Para hoje, a Funceme afirma que as condições atmosféricas são favoráveis para mais precipitações. “Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com possíveis
chuvas em todas as regiões cearenses ao longo do dia.”


Em todo o Ceará, choveu em 135 municípios. O município de Independência, distante 309km de Fortaleza, foi o local que registrou a maior chuva, com 72,5mm. Já o município de Itaporanga registrou 66 mm e Orós registrou 62,6mm.

O meteorologista da fundação, Raul Fritz, explica que as chuvas que aconteceram nos últimos dias foi devido ao fenômeno “Vórtice Ciclônico de Altos Níveis”, que significa um sistema de baixa pressão atmosférica que atingiu a região Nordeste do País. 


“Geralmente, entre fevereiro a maio, as chuvas acontecem devido à zona de convergência intertropical, mas não foi o caso das últimas precipitações. Os vórtices que passaram pelo Nordeste provocaram a formação de nuvens de chuvas. Agora, o fenômeno está se deslocando para a região Oeste, em direção aos estados do Norte do Brasil, próximo ao Pará. 

Mesmo o sistema ainda em atuação no Nordeste, as chuvas tendem a diminuir mais. Mas, no final de semana, pode ser que aconteça de novo. Não descartamos esta possibilidade”, falou.

Mais chuva

Para hoje, a Funceme afirma que as condições atmosféricas são favoráveis para mais precipitações. “Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões cearenses ao longo do dia.”

No entanto, mesmo com as chuvas dos últimos dias, o meteorologista afirma que “o Ceará ainda está 42% abaixo da média de chuva esperada, até o momento. Mas existe a possibilidade se um novo sistema semelhante acontecer ainda nesta semana”, disse Raul. Em fevereiro, a Funceme registrou, até a semana passada, 52,4 milímetros de chuva, menos da metade da média histórica para o mês, que é de 127,1 milímetros.

Segundo o meteorologista da Funceme, apesar de registrar 42 mm esta não foi a maior chuva que atingiu a Capital este ano. Conforme Raul, a maior aconteceu no dia 4 de janeiro, com o registro de 132mm.

No final de semana

O Ceará também registrou chuvas no final de semana. Das 7 horas de sábado, 7 horas de domingo choveu em 111 municípios do Estado. Em Fortaleza, o posto do Castelão registrou 24,3mm. O município de São Gonçalo foi o que registrou maior precipitação: 103 mm de chuva, seguido de Pindoretama, com 76mm.

Alagamentos

De acordo com a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), a Defesa Civil registrou 23 ocorrências devido às chuvas, sendo 17 alagamentos, um deslizamento, dois desabamentos e três riscos de desabamentos, um deles registrado no Centro da cidade.

Algumas ruas da Capital alagaram e provocaram congestionamentos. Dentre os pontos críticos registrados, estava a Rua Major Facundo, no Centro; a Avenida Domingos Olímpio; na Bezerra de Menezes; na Heráclito Graça; na Santos Dumont, próximo à Via Expressa; na Antônio Sales e na Avenida Beira Mar, próximo ao Parque Riacho Maceió, no Mucuripe. Neste local, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) registrou o transbordamento de três bueiros na região. A assessoria informa que equipes técnicas trabalharam no local para a desobstrução da rede.

O diretor de Operações da Cagece, Josineto Araújo, explicou que na maioria dos casos, o bueiro estoura por má utilização.

 “A água da chuva não é para ser usada na rede coletora de esgotos. Cada sistema faz o seu papel, só que muitas pessoas não sabem e, quando chove, usam o espaço para esgotar a água que fica acumulada nas calçadas e nos quintais. 

Sendo que elas não são dimensionadas para grandes volumes de água”, afirmou, orientando que as águas pluviais devem ser encaminhadas para a rede de drenagem. O diretor também alerta que, quando há o esgotamento da água da chuva, também caem no sistema areia e lixo.

 “Com isso, provoca o entupimento, atrapalhando o fluxo da água e a probabilidade de transbordamento aumenta”, finalizou.

Raios

Foram registrados 2.479 raios em todo o Ceará, de sábado até o dia de ontem. Segundo a Coelce, os municípios com maior número de descargas atmosféricas foram: Canindé, com 215 raios; Paramoti, com 199; e Sobral, com o registro de 143 raios.

Em Fortaleza, foi registrado apenas um raio. A informação é registrada por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce.

A companhia informa, ainda, que foram contabilizadas, em 2015, 14.184 descargas em todo o Estado. Quixeré foi o município com a maior incidência de raios no Ceará, com 538 registros; seguido de Granja, com 485; e Canindé com 444. Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas em todo o Estado, sendo Granja a cidade com o maior número de incidências (9.530).
Camila Vasconcelos/OESTADO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee